Sophia @princesinhamt
Notícias

Esporte e dança promovem saúde, bem-estar e socialização em todas as faixas etárias

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Rondonópolis tem desenvolvido diversos projetos com o objetivo de oferecer oportunidades de desenvolvimento educacional, social e de saúde através da prática esportiva. 

Um dos projetos é o Esporte para Todos que já atende um de mais de 1.200 crianças e jovens em 15 praças da cidade. As atividades acontecem preferencialmente no contraturno das aulas, nas praças do Conjunto São José, Serra Dourada, Eldorado, Parque das Mangueiras, Vila Operária, Miniestádio Mané , Miniestádio Pinheirão, Residencial Altamirando, Vila Mamed, Parque Universitário, Tancredo Neves, Nossa Senhora do Amparo, Vila Valéria, Ana Carla, Monte Líbano e Rosa Bororo. O projeto oferece diversas modalidades esportivas, como Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Basquetebol, Vôlei de Praia e Futebol Americano. 

Para participar, as crianças e adolescentes interessadas devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h ou das 15h às 17h, em algum dos polos, acompanhados por pais ou responsáveis, para realizar a inscrição com o profissional responsável. O projeto é gratuito e para participar basta levar RG e CPF do estudante.

“Os projetos sociais minimizam os aspectos que prejudicam uma boa parte da população, principalmente quem está em vulnerabilidade social. O retorno dessas ações é a formação de cidadãos do bem, melhorando o convívio social, educação e saúde. Com essas atividades resgatamos o direito da cidadania”, destacou a secretária municipal de Esportes e Lazer, Susan Meire Morette Binha. Outro fator importante é que os projetos funcionam como ferramenta de proteção em relação ao uso de drogas e abusos sexuais.

O Dança em Ação atende todas as pessoas acima de 16 anos e proporciona, por meio da dança, benefícios como interação social, diversão, melhoria do reflexo e percepção, aumento da autoestima, fortalecimento muscular e redução do estresse. Além disso, auxilia no equilíbrio, coordenação motora fina, reduzindo o risco de desenvolver doenças e melhorando a qualidade do sono. As aulas acontecem nas tardes de segunda a sexta-feira, na escola Dulcinéia Cascão, centros comunitários dos bairros Cidade de Deus e Jardim Atlântico, nas Praças da Vila Valéria, Vila Mamed, Vila Operária, Parque Universitário, Rosa Bororo e na Quadra do bairro Celina Bezerra.

Já o Vida Saudável é voltado para idosos inscritos no CadÚnico ou atendidos nos PSFs da cidade. Desenvolvido desde julho, o projeto atende um grupo de quase mil idosos de diversos bairros da cidade. As atividades oferecidas incluem ginástica, alongamento e dança, visando diminuir os efeitos do envelhecimento, como a perda natural da flexibilidade, prevenir lesões, melhorar a circulação e a disposição para as atividades diárias. 

As práticas são realizadas de segunda a sexta-feira no CRASs dos seguintes bairros: Rio Vermelho Vivo, Sagrada Família, Luz D´Yara, Ana Carla, Conjunto São José, Alfredo de Castro, Jardim Iguaçu, como também dos PSFs , Dom Osório, Vila Cardoso, Vila Ypê e NEAT (UFR), mesmos locais onde são feitas as inscrições.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.