Começando hoje está valendo a tarifa zero nos ônibus de São Caetano do Sul. Projeto aprovado nesta semana dará maior liberdade, empoderamento e praticidade para as pessoas, colocando a mobilidade urbana como uma preocupação a menos sobre seus orçamentos.
Tarifa zero nos ônibus da cidade de São Caetano do Sul já é realidade
A cidade de São Caetano do Sul – SP colocou em prática uma mudança muito bem vinda nesta quarta-feira, 1º de novembro. Assim, a partir da data todos os passageiros agora poderão desfrutar do transporte público local sem custo algum.
Este avanço está integrado no Programa Tarifa Zero, recentemente aprovado para a cidade.
O prefeito, José Auricchio Júnior, formalizou o contrato e a ordem de serviço na noite de segunda-feira, 30 de outubro, acompanhado pelo diretor da VIPE (Viação Padre Eustáquio), Carlos Henrique Silveira, e o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Diego Vido Faria.
Agora São Caetano, com uma população de 165.655 habitantes, torna-se o maior município, entre os 645 do Estado, a oferecer o passe livre.
Além disso, para facilitar o acesso, o aplicativo Cittamobi oferece informações sobre os horários dos ônibus na cidade. Ele está disponível para Android e iOS.
Vantagens da Tarifa Zero para a população e meio ambiente
-
A implementação da Tarifa Zero traz vantagens significativas tanto para os cidadãos quanto para o meio ambiente. Primeiramente, essa medida estimula o uso do transporte público e resulta em economia de dinheiro para os passageiros.
-
Além disso, a redução da quantidade de carros nas ruas contribui para a melhoria da qualidade do ar na cidade. Assim, o Programa não apenas oferece um transporte gratuito, mas também se alinha aos esforços adotados no mundo todo para reduzir a emissão de carbono.
-
Afinal, de acordo com dados da ANTP, os ônibus poluem significativamente menos e consomem menos energia em comparação com carros e motos. Imagine o que não fazem os ônibus elétricos?
Investimentos para o sucesso do Programa
-
Para garantir o acesso gratuito à população, a Prefeitura de São Caetano prevê um investimento mensal de R$ 2,9 milhões. Assim, serão R$ 35 milhões anuais destinados ao Programa Tarifa Zero.
-
Além desse aporte, a frota de ônibus será ampliada com a adição de cinco novos veículos. Dessa maneira espera-se atender à previsão de aumento na demanda gerada pela gratuidade com um total de 54 veículos.
Assim como a tarifa zero nos ônibus de São Caetano do Sul, esperamos que cada vez mais cidades adotem esta prática. Afinal, é impossível falar em cidadania e transporte público enquanto boa parte da população foi excluída do acesso à ele.
Fonte: garagem360.com.br