Projeto celebrou 40 debutantes, proporcionando uma festa inesquecível e acompanhamento para um futuro promissor, com apoio da primeira-dama, prefeito e comunidade
O tempo pode ter avançado, mas o amor, a amizade e os sonhos dos jovens permanecem intocáveis. Celebrar os 15 anos de vida é mais do que uma tradição, é um marco eterno que transcende gerações. Numa noite que se gravará para sempre na memória de 40 jovens, um mágico baile de debutantes uniu pais, irmãos e amigos, revelando os sonhos e as esperanças dessas garotas. Foi uma celebração que não somente marcou o fim da adolescência, mas também pavimentou o caminho para uma vida adulta sólida e promissora, repleta de memórias inesquecíveis.
Essa celebração, realizada no dia 27 de outubro, foi resultado do projeto “Meus 15 Anos”, que nasceu da visão do Secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, e da calorosa acolhida da primeira-dama de Várzea Grande e promotora de Justiça, Kika Dorileo Baracat através do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT).
Kika Dorileo Baracat, compartilhou com paixão o significado por trás do projeto “Meus 15 Anos”. “O baile de debutantes era uma tradição que veio da França quando as meninas que completavam 15 anos eram formalmente apresentadas pela sociedade porque elas deixavam de ser meninas, se tornavam mulheres. Então era uma festa simbólica. E nós pensamos em resgatar esse momento que para a mulher é tão importante, que marca essa transição em que a menina começa aos poucos a se transformar. Não só o corpo que muda em razão dos hormônios dessa fase, mas também a cabeça da menina. Ela começa aos poucos a conhecer o mundo, a se formar enquanto ser humano, a começar a descobrir o caminho que ela vai seguir”.
Ela ainda acrescentou que se apaixonou projeto porque ele não se resumiu ao baile de debutantes. “Nós vamos acompanhar essas meninas e essas famílias, para que elas possam receber todo o apoio, todo o amparo na escola, também na casa de Sarita, para que elas possam desenvolver todas as suas habilidades, todas as suas capacidades, para que elas tenham apoio psicológico, apoio de médicos, tudo o que elas precisam para escolher o caminho que elas querem e para ocupar o lugar que elas desejam. Nós queremos que as meninas várzea-grandenses sintam que não estão sozinhas, se sintam empoderadas e preparadas para deixar de ser meninas e se tornarem mulheres capazes de fazerem o que quiserem”, declarou a primeira-dama.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, refletiu com entusiasmo sobre o projeto “Meus 15 Anos” e seu impacto na comunidade. “É um projeto muito bonito, realizado pela Secretaria de Educação, pelo GAAT, pelo professor Silvio Fidelis e pela minha esposa, a doutora Kika Dorilêo. Então é um projeto fantástico, foi constituído cheio de amor, cheio de carinho para as nossas 40 jovens que estão completando seus 15 anos. E depois desse baile de debutantes, essas meninas receberão acompanhamentos escolares, com psicólogos, enfim, elas terão todo o suporte necessário. Depois desse novo ciclo, a Prefeitura ainda continua convivendo, acompanhando essas meninas, na formação dessas jovens. É um projeto muito bonito, agradecemos as parcerias que tivemos, a elaboração desse projeto e sem dúvida nenhuma, a gente vai dar continuidade”, disse o prefeito.
O vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama, parabenizou a iniciativa da primeira-dama Kika Dorilêo Baracat e do secretário Silvio Fidélis e destacou o compromisso da administração com o bem-estar da população. “É assim que se faz uma administração voltada ao social, voltada à população várzea-grandense,” comentou Hazama.
O secretário Silvio Fidelis explicou a importância do projeto e suas parcerias, incluindo o apoio da empresa Vera Cruz. “Nós vamos acompanhar essas meninas e essas famílias para que elas possam receber todo o apoio, todo o amparo na escola, também na Sasa de Sarita, para que elas possam desenvolver todas as suas habilidades, todas as suas capacidades, para que elas tenham apoio psicológico, apoio de médicos, tudo o que elas precisam para escolher o caminho que elas querem e para ocupar o lugar que elas desejam”, explicou Silvio Fidelis.
A vereadora Gisa Barros, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, compartilhou sua alegria em ver os sonhos das debutantes sendo realizados. “Pessoas em situações de vulnerabilidade, muitas vezes precisam apenas de uma ajuda para que se encontre neste mundo que não está fácil para ninguém. Mas que é possível sim, transformar vidas”, afirmou a vereadora.
O projeto “Meus 15 Anos” é mais do que uma festa, é um símbolo de apoio, empoderamento e transformação. Várzea Grande celebra não apenas as debutantes, mas também a solidariedade e o compromisso com o futuro brilhante dessas jovens. O evento inaugural promete ser o primeiro de muitos, dando continuidade ao acompanhamento dessas meninas em seu crescimento e desenvolvimento. O gesto de generosidade que deu origem a esse baile de debutantes é um exemplo inspirador de como a comunidade pode se unir para tornar os sonhos realidade e criar um impacto positivo na vida das futuras mulheres de Várzea Grande.
Fonte: @secomvg