Uma casa organizada é capaz de transmitir a sensação de calma, conforto e tranquilidade. Especialmente quando se trata de roupas e sapatos, achar uma peça de forma rápida e ágil poupa tempo e muita paciência. Então, para te ajudar a manter a ordem, pelo menos dos sapatos, considere ter uma sapateira em algum cômodo da casa.
Nesse sentido, são diversos modelos, cores e lugares estratégicos para colocá-la. Neste caso, usar a criatividade é o primeiro passo para deixar tudo em um lugar que seja de fácil acesso e que não dificulte a procura. Por isso, o Fashion Bubbles trouxe 45 modelos criativos para você organizar seus calçados.
Por que ter uma sapateira?
A sapateira mantém a ordem dos calçados e auxilia na organização do cômodo. Além disso, ela pode aumentar a vida útil dos seus sapatos.
Porém, se o seu receio for decoração, não se preocupe. Isso porque a versatilidade de modelos, tamanhos e cores se encaixam em diversos estilos. Outro ponto interessante é que a sapateira pode ser utilizada em diversos ambientes da casa.
Ademais, a estrutura dela pode ocupar pouco espaço no cômodo, dependendo da sua vontade e necessidade. Ela também é multifuncional, ou seja, conforme seu design é possível guardar nela outros itens, além dos sapatos.
Pode colocar sapateira na sala?
A resposta é sim, você pode ter uma na sua sala! A sapateira pode ser um móvel extremamente criativo e versátil, se encaixando em diversos cômodos.
Utilizada principalmente no hall de entrada, deve ser pensada discretamente nesses ambientes. Ela pode ser inserida na decoração em bancos, puffs, e versões menores apenas para guardar poucos sapatos. Confira abaixo mais sobre essas ideias!
Sapateira integrada
Em primeiro lugar, se você prefere um estilo de decoração minimalista onde tudo fique bem guardado, sem poluir a visão do ambiente, a versão escondida é a melhor opção. Por exemplo, seja embaixo da escada, da cama ou até mesmo em um armário, uma sapateira fechada diminui o acúmulo de poeira nos calçados.
Então, com planejamento, é possível usar os espaços de sobra para projetar esse móvel sob medida, que se encaixe perfeitamente no lugar disponível.
Espelho
Você já imaginou esconder seus sapatos com um espelho? Pois é, além de organizar seus calçados, um móvel assim também confere amplitude ao ambiente e a sapateira discreta. Além disso, o espelho te ajuda na hora de visualizar o look com a peça armazenada ali.
Confira mais um exemplo com espelho!
Cama
Outra alternativa interessante é utilizar o espaço embaixo da cama para fazer uma sapateira!
Escada
Então, com planejamento, é possível usar os espaços de sobra para projetar uma sapateira sob medida que se encaixe perfeitamente no lugar disponível. A escada é uma ótima alternativa.
Confira mais uma ideia!
Portas
Se você fica com a porta do quarto aberta, certamente ninguém no cômodo saberá que você possui uma sapateira suspensa atrás dela. Além disso, o ambiente estará sempre organizado.
Pequenos espaços vazios
Mas, se você possui algumas prateleiras sem uso no quarto, que tal transformá-las em uma sapateira? Para deixar o local ainda mais organizado, coloque caixas iguais com uma foto do modelo do lado de fora. Como resultado, não será necessário abrir caixa por caixa para saber onde está o que você deseja.
Além disso, se você acha muito trabalhoso abrir cada caixa, faça uma espécie de varal dentro da área disponível e apenas o cubra com uma cortina. Para isso, as cores neutras são as mais indicadas por serem discretas.
Bancos e puffs
O espaço aberto dentro do puff foi utilizado para colocar uma divisória de sapatos. Como resultado, cada pé ficou individualmente embalado.
Veja só como ficou esse banco com prateleiras embaixo!
Por outro lado, o design deste banco, que também é baú, permitiu a colocada de divisórias em seu interior. Como resultado, há uma sapateira escondida e integrada ao móvel.
Confira mais um exemplo!
Mais modelos de bancos com sapateiras integradas!
Já este modelo, tem até gavetas!
Enquanto este banco tem uma proposta mais sóbria.
Veja só outro modelo com a mesma proposta! Ele é perfeito para uma sala ou hall de entrada.
Relacionadas
Relacionadas
Na sequência, outras três sapateiras nesse estilo para você se inspirar!
Armários
O clássico também deve ser utilizado. Assim, este armário, conhecido como depósito de arquivos, foi transformado em uma sapateira. Porém, este modelo serve apenas para calçados sem salto e de cano curto.
Assim, como no exemplo anterior, este pequeno móvel possui três tipos de divisórias em cada porta. Como resultado, os sapatos baixos ficam na parte superior, os médios, na parte do meio e os altos na parte de baixo.
Por ser uma cor discreta, um móvel preto pode ser usado para guardar sapatos sem chamar muita atenção. Além disso, a parte de cima ainda é aproveitada para colocar livros, plantas ou outros objetos decorativos.
Sapateira criativa
Por outro lado, o estilo “faça você mesmo” tem ganhado destaque nas decorações de casas e apartamentos. Agora, você poderá fazer a própria sapateira, saída perfeita para transmitir a personalidade dos moradores.
Uma das ideias é confeccionar sua própria sapateira giratória. Confira um vídeo sobre como fazer a sua!
Esse lado criativo é aflorado, principalmente, por meio da reutilização de algum material que você já tenha em casa e que está sem uso. Uma dica para dar vivacidade e alegria ao ambiente é colocar um toque de cor no móvel.
Aposte em cestos como uma sapateira é uma alternativa mais simples, mas muito charmosa.
Assim, é possível transformar aquela escada que está sem uso em uma sapateira. Por outro lado, esta opção serve apenas para acomodar sapatos de salto.
Uma boa ideia é colocar algumas prateleiras em um encontro de paredes.
Um jeito simples e minimalista para fazer uma sapateira é usando apenas um caixote, algumas cordas e muita criatividade.
Este modelo elaborado, embora pareça comum, possui um truque na hora de planejar um móvel: uma gaveta na parte superior para colocar as meias.
Concreto
Nesse estilo de “faça você mesmo”, uma ideia é confeccionar seu próprio banco com concreto e utilizá-lo também para armazenar seus calçados. Veja só!
Cabide
Essa sapateira é feita apenas com cabides e prateleiras de madeira. E, para dar cor ao local, há apenas alguns detalhes amarelos que transmitem alegria. Mas você pode abusar da criatividade e pintar da cor que preferir.
Veja só que incrível essa sapateira cujas prateleiras são cabides!
Madeira Rústica
Neste caso, a sapateira feita de madeira rústica combina com piso o do cômodo. Como resultado, a decoração fica mais rica em detalhes. Pode ainda ser uma ótima dica de decoração para apartamento pequeno para homens.
Já este modelo com madeira rústica é ideal para apartamento pequeno.
Reaproveite paletes e crie móveis incríveis.
Canos
Se você costuma tirar os sapatos ao entrar em casa, vale a pena utilizar canos antigos e transformá-los em uma pequena sapateira ao lado da porta. Assim, evita que os sapatos fiquem espalhados pela área de entrada.
Além disso, com cano de PVC é possível fazer muito mais do que o encanamento de uma casa. Com criatividade, dá para criar diversas figuras geométricas na parede para organizar os sapatos.
Você pode dispôr os canos da forma como preferir.
Sapateira exposta
Por fim, se você gosta de expor sua coleção de calçados, vale apostar em um modelo de sapateira aberta. Esta alternativa facilita na hora de pegar ou guardar algum calçado. Além disso, contribui com a decoração do cômodo.
Embora seja simples, este modelo de sapateira, onde os pares de sapatos ficam expostos e separados, cumpre a função de coração de todo o ambiente. Por fim, para destacar a área, inclua uma iluminação de LED nas pequenas prateleiras.
Quem é colecionador profissional de sapatos, certamente irá gostar desta opção. Nesse sentido, use a mesma medida de profundidade de um guarda-roupa e crie duas paredes com portas de correr. Assim, como resultado, haverá o dobro de espaço para os calçados.
Sapateira: Conclusão
Portanto, as sapateiras são indispensáveis para organizar seus calçados e preservar a vida útil deles. Além disso, elas podem integrar a decoração de diversos cômodos. Ademais, pode ser de um modelo convencional ou ser feita com muita criatividade! Então, se você quiser saber mais sobre decoração, confira nossa categoria.
Atualizado e editado por Luiza Mazon.
Fonte: fashionbubbles