Sophia @princesinhamt
Política

Governo impede convocação de Marina Silva para prestar esclarecimentos na Câmara sobre ligação com ONG

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma articulação de governistas na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara transformou a convocação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em um requerimento de informação, para explicar o elo com a ONG Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

O acordo foi firmado por dois vice-líderes do governo Lula na Casa, deputados Rubens Pereira Júnior (PT-MA) e Josenildo Abrantes (PDT-AP), para “desobstruir a pauta” da comissão, apurou Oeste.

marina silva ongmarina silva ong
A Deputada Federal Marina Silva Toma Posse Como Ministra Do Meio Ambiente E Da Mudança Do Clima, Ao Lado Do Presidente Lula – 01/01/2023 | Foto: Ricardo Stuckert/Pr

Na semana passada, os deputados Carlos Jordy (PL-RJ), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG) conseguiram aprovar a vinda obrigatória de Marina. O trio embasou o pedido em reportagem de .

Agora, contudo, a convocação está anulada. Dessa forma, o Meio Ambiente terá 30 dias para enviar, por escrito, esclarecimentos feitos pelos parlamentares, nos pedidos.

Elo de Marina Silva com ONG da Amazônia

marina silva cpi ongsmarina silva cpi ongs
O Relator Da Cpi Das Ongs, Marcio Bittar (Esq), E O Presidente Da Cpi, Plínio Valério (Dir), Durante Sessão Do Colegiado No Senado – 24/10/2023 | Foto: Wallace Martins/Estadão Conteúdo

No centro da pauta, há a ligação da ministra com a ONG, na qual ocupa o cargo de conselheira honorária. De acordo com a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o terceiro setor na Amazônia, a organização embolsou R$ 35 milhões do Fundo Amazônia, no ano passado, e gastou 80% com viagens, consultorias e folha de pagamento.

Além de ministra e conselheira da ONG, Marina é titular do Comitê Orientador do Fundo Amazônia, representando o governo federal no órgão responsável por estabelecer as diretrizes e critérios para aplicação dos recursos do Fundo.

Leia também: “A CPI que abriu a caixa-preta das ONGs da Amazônia”, reportagem publicada na Edição 188 da Revista Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.