Quais são os segredos de uma idosa para manter o raciocínio e a saúde impecáveis com o passar dos anos? Esta mulher, considerada a mais velha do mundo, tem uma memória tão incrível que impressiona os cientistas, que agora pesquisam o mistério.
Aos 116 anos, Maria Branyas não apresenta problemas mais sérios de saúde, embora ouça e se locomova com dificuldades, mas a memória dela está impecável. Todos querem saber como essa senhora, nascida nos Estados Unidos, e que vive na Espanha, consegue se lembrar de tanta coisa nessa idade.
“Ela é incrível. Ela tem a cabeça completamente lúcida. Ela se lembra com impressionante clareza de episódios seus quando tinha apenas 4 anos e não apresenta nenhuma doença cardiovascular, comum em idosos”, disse o pesquisador e médico espanhol Manel Esteller, que visitou a idosa na casa de repouso onde vive em Girona, na Espanha.
Segredos de Dona Maria
Os cientistas resolveram pesquisar Dona Maria e os segredos dela para que mais pessoas consigam atingir uma idade tão avançada nas mesmas condições.
A mulher nasceu em São Francisco, nos Estados Unidos, em 4 de março de 1907, em uma família espanhola expatriada, retornou à Catalunha em 1915.
Simples e sem mistérios, Dona Maria disse que vive bem e da mesma forma há anos.
“Sempre comi pouco, mas de tudo, e nunca segui nenhum regime. Não sofri de nenhuma doença nem passei por uma sala de cirurgia”, declarou a idosa.
Com humor, a mulher atribui a saúde à positividade e sorte.
“Ordem, tranquilidade, boa ligação com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional e muita positividade, além de genes e sorte”, afirmou.
A pesquisa sobre a idosa
No Guiness Book, o Livro dos Recordes, Dona Maria aparece como a mulher mais velha do mundo, com memória impressionante.
Para o médico, o componente genético contribui muito para a vida saudável e o estado geral de saúde da mulher, mas ele e os colegas querem ver o que mais há nessa história impressionante.
Os cientistas coletaram amostra biológicas de saliva, sangue e urina de Dona Maria.
O material tem grande valor científico, segundo Josep Carreras, chefe de um Instituto de Pesquisa em Leucemia.
As amostras da mulher idosa serão comparadas com o material coletado de uma das filha de Dona Maria e com o de um homem, de 79 anos.
Leia mais notícia boa
Segredos da Dona Maria
Bem-humorada, Dona Maria conta como viveu até os 116 anos.
Ela mantém uma conta na rede X, antigo Twitter, para contar a história de vida dela.
Veja as dicas dessa bisa que se lembra de tudo:
A mulher mais velha do mundo impressiona com sua memória incrível
Bon dia! Aquesta preciositat es la meva filla Ma. Teresa, de petita. Avui compleix 90 anys. Com passa el temps! Per molts anys, nena! I recorda que no importen els anys, perquè la millor edat de la vida és estar viva. pic.twitter.com/o3Lt2wPSnx
— Super Àvia Catalana (@MariaBranyas112) October 25, 2023
Com informações de The Independent
Fonte: sonoticiaboa