O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) rebateu a recente declaração do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, sobre a agenda pública deste último. Ambos os políticos trocaram farpas nesta quarta-feira, 25, no Twitter/X.
O deputado havia afirmado que Almeida teve cinco agendas bilaterais neste ano, sendo duas com o Irã, principal financiador do grupo terrorista Hamas.
Depois da denúncia de Van Hattem, o ministério publicou uma lista com 136 eventos dos quais Almeida teria participado neste ano — o que viola a norma federal de transparência.
Um site de apuração de notícias chamado “Projeto Comprova” verificou as informações divulgadas por Van Hattem.
Embate nas redes sociais
Com a divulgação da notícia pelo Comprova, o ministro publicou em seu Twitter/X um post em que chama o deputado do Novo de “difamador”. Apesar disso, de fato o ministério estava omitindo a agenda pública de Almeida.
O deputado rebateu o ministro. “Somente após minha denúncia de encontro fora da agenda com o Irã, Silvio Almeida acrescentou 136 eventos antigos, violando descaradamente norma federal de transparência”, escreveu Van Hattem. “Escondia algo? Foi incompetência ou má fé? Ou ambos? Gravíssimo! Vamos denunciá-lo!”
verificou que há diversas reuniões do ministro que foram cadastradas dez meses depois de realizadas. As agendas e os compromissos públicos que contam com a presença de autoridades do Poder Executivo Federal precisam ser publicadas no site “e-Agenda” em até 7 dias corridos. A publicação é determinada pela Lei de Conflito de Interesses Nº 12.813/2013.
Fonte: revistaoeste