Em uma iniciativa conjunta, a Renault Group e a Volvo Group estão colaborando para estabelecer uma nova empresa dedicada ao desenvolvimento de uma nova geração de vans totalmente elétricas. A expectativa é que a CMA CGM também se una a essa colaboração, enquanto ambas as fabricantes continuam em busca de investidores e parceiros.
VEJA TAMBÉM:
- Volvo lança o SUV compacto elétrico EX30
- Renault Megane E-Tech chega com visual arrojado e o Volvo EX30 na mira
Os novos veículos totalmente elétricos, definidos por software, têm previsão de início de produção em 2026 e serão construídos sobre uma plataforma específica para veículos comerciais leves (LCV). Essa plataforma oferecerá alta modularidade, permitindo diferentes configurações de carroceria a custos competitivos e cumprindo os padrões de segurança.
A inovação-chave dessas vans será a adoção de uma arquitetura de veículo “definida por software”, conferindo-lhes capacidades para monitorar as operações de entrega e o desempenho dos negócios dos usuários, resultando em uma redução de 30% nos custos globais de uso para empresas de logística.Além disso, os veículos serão equipados com serviços conectados que garantirão atualizações ao longo de sua vida útil.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
A nova empresa será independente, combinando a agilidade de uma startup com o suporte de seus renomados parceiros do setor. Renault Group e Volvo Group planejam compartilhar investimentos em pesquisa e desenvolvimento, capitalizando o conhecimento, serviços e presença industrial da nova empreitada.
A previsão é que a joint venture inicie suas operações no início de 2024, e a participação subsequente da CMA CGM na empresa também está sujeita a aprovação regulatória. A nova empresa terá sua própria identidade corporativa e sede na França.
Fonte: autoo