Sonho de milhões de jovens no país, a CNH não costuma ser um processo barato, pelo contrário. Sabendo disso, esse estado aprovou projeto para a habilitação gratuita.
CNH gratuita
A Assembleia Legislativa do Mato Grosso aprovou projeto para a ‘’CNH Social’’, destinado às pessoas de baixa renda.
O projeto nº 945/2023 foi aprovado em segunda votação e pretende privilegiar pessoas com renda mensal de meio salário mínimo ou renda mensal familiar de até três salários mínimos. A proposta é do deputado Cláudio Ferreira (PTB-MT).
‘’O projeto tem um alcance social muito grande. A carteira de motorista gratuita, a CNH Social, é mais uma modalidade de qualificação que chega para colaborar com a inserção de muita gente no mercado de trabalho, inclusive o primeiro emprego’’, afirmou o deputado.
O programa no Mato Grosso visa dispensar a população do pagamento dos serviços necessários para obter a CNH, além da liberação dos valores das aulas práticas e teóricas.
Segundo o deputado Cláudio Ferreira, além de se tratar de um projeto de inclusão social, ele também promove a educação no trânsito:
‘’O salário da classe trabalhadora é muito baixo. Então o projeto visa colaborar com o primeiro emprego além de colaborar com a segurança e saúde no trânsito, já que o curso ajuda as pessoas a entender as regras de trânsito’’, concluiu.
Custo médio da CNH no Brasil
A Carteira Nacional de Habilitação não custa barato, pelo contrário.
O preço para conseguir a CNH ou Permissão Para Dirigir (PPD), tem média nacional que chega a R$ 600 sem contar os custos com as aulas junto às auto-escolas.
Nesse caso, essa valor pode extrapolar os R$ 3 mil, já contando as aulas práticas e teóricas.
Dessa forma, antes mesmo de acordar os valores para aprender na prática o modo correto de dirigir, o(a) candidato(a) à primeira habilitação já sabe que irá gastar durante o processo com:
- Exames médicos
- Avaliação psicológica
- Exame teórico
- Exame prático
- Emissão da PPD
Motoristas no Brasil
Atualmente, existem no Brasil mais de 1,6 milhão de brasileiros que atuam como entregadores de aplicativo, ou seja, motoristas.
Os dados são do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec).
Dessa forma, projetos de lei em prol da democratização da habilitação no país podem ser uma alternativa importante na possibilidade de renda de milhões de famílias Brasil afora.
Veja também: ONG de CNH grátis surpreende mulheres com presente
Fonte: garagem360.com.br