A equipe da AMM se reuniu no município de Poconé nesta quinta-feira, com o prefeito Tatá do Amaral para tratar do processo de adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte-SUSAF. Na ocasião, foram colhidas assinaturas de indicação de dois estabelecimentos do município, sinalizando a ampliação do comércio e dos produtos e de serviços locais.
A Gerente Coordenadora do Programa SUSAF, Nathacha de Carvalho Luiz destacou a importância da reunião realizada com o prefeito de Poconé. Ela frisou que a reunião serviu para validar o processo de documentação, marcando o início das medidas necessárias para providenciar o protocolo desses processos na Gerência do SUSAF Secretaria de Estado de Agricultura Familiar-SEAF.
Participaram da reunião, além da equipe da AMM, o prefeito Tatá Amaral, o secretário municipal de Agricultura, Amarildo Schmieleski, o procurador Jurídico e Fiscal, Lucas Gouveia, a médica veterinária da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Rural, Yara Dutra e o diretor municipal de Agricultura, Benedito Rosulino.
O SUSAF é uma certificação que permite que estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte comercializem seus produtos em todo o território nacional, facilitando o crescimento econômico e a visibilidade de produtos regionais. O trabalho para a adesão ao SUSAF em Poconé vem sendo conduzido desde fevereiro de 2023, com o objetivo de contribuir e auxiliar o desenvolvimento agropecuário rural da região.
Os estabelecimentos que receberam a adesão são a Associação dos Agricultores e Agricultoras Afrodescendentes da Comunidade Capão Verde, conhecida como Agriverde, e a Associação de Pequenos Produtores Rurais São Benedito. Assim que a certificação do SUSAF, forem liberadas para esses empreendimentos, os mesmos ganharão a autorização para comercializar seus produtos em todo o país, promovendo o crescimento da economia local.
Fonte: Assessoria da Prefeitura