Se no ano passado o VW T-Cross ficou na segunda posição entre os SUVs mais vendidos do país, em 2023 ele promete ser o líder, já que o GM Tracker, apesar de ser o SUV mais vendido de setembro, está um pouco atrás nas vendas gerais.
De acordo com dados da Fenabrave, o T-Cross acumula 51402 emplacamentos de janeiro a setembro. Já o rival, o Tracker, conta com 47310 unidades vendidas no ano.
O que o T-Cross tem de especial para ser o SUV mais vendido do Brasil
Antes de mais nada vamos aos motivos:
Boa motorização
As versões Sense e Comfortline do T-Cross disponíveis no mercado contam com o motor 200 TSI de 128 cv de potência com etanol e 116 cv com gasolina, bem como o torque máximo de 20,4 kgfm. Além disso, conta com transmissão automática de seis velocidades.
Com essa configuração, o SUV acelera de 0 a 100 km/l em 10,1 segundos e a velocidade máxima é de 185 km/h.
Só a versão highline que conta com motor 1.4 de 150 cv.
Economia de combustível
O T-Cross é sinônimo de desempenho e economia. Apesar dos 1.241 quilos, o modelo apresenta bom desempenho, independente do uso.
De acordo com o Inmetro, faz 11 km/l na cidade e 13,5 na estrada (gasolina), e 7,6 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol.
Itens de série
Pela faixa de preço e o que oferecem seus concorrentes diretos, o T-Cross leva uma certa vantagem, uma vez que oferece uma série de recursos que aumentam a segurança, conforto e conectividade.
Entre os itens de série presentes em todas as versões estão:
- 6 airbags ((2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina)
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC )
- Controle de tração (ASR)
- Bloqueio do diferencial (EDS)
- Ar condicionado
- Computador de bordo
- Assistente de Partida
- Volante de direção multifuncional
- Sistema Start e Stop
Custo-benefício
Temos aqui um SUV bonito, formado por linhas elegantes e detalhes sofisticados, principalmente na traseira com um ar retrô, mas ao mesmo tempo moderno.
É um SUV que se destaca entre os concorrentes, inclusive os posicionados com preço acima do seu.
Atualmente, o T-Cross custa R$ 121.990,00 na versão Sense, mas pode chegar a R$ 174.000 na versão Highline.
Espírito de SUV mais vendido do Brasil
O que isso quer dizer? Significa que o primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil traz uma série de características apreciadas pelo público daqui, bem como a tradição da marca alemã.
Trata-se de um veículo com bom desempenho, econômico para o seu tamanho, que chama a atenção onde passa e relativamente acessível, visto o nosso mercado automotivo atual. E ainda completo: se fosse mais barato venderia mais.
Veja também: Esse é o preço dos 5 SUVs mais baratos do Brasil: vale a pena?
Fonte: garagem360.com.br