No município de Jaciara (MT), agricultores se organizaram em torno de uma associação para produzir, beneficiar e comercializar mel. Em algumas propriedades a apicultura já é a maior renda entre as atividades para reforçar o orçamento familiar. Em dois anos, a iniciativa já apresenta bons resultados com o apoio de um curso básico na produção de mel, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).
O desenvolvimento da apicultura é o tema do MT Sustentável desta semana.
Depois de 28 anos como representante comercial e gerente de supermercado, o agricultor Antonio Pereira, decidiu abandonar essa vida para morar no sítio que possui há 14 anos em Jaciara, região sudeste do estado. Ele conta que até bem pouco tempo a principal fonte de renda era a criação de galinhas semi-caipiras.
“A maior fonte de renda aqui no sítio é a apicultura. Eu creio que se a pessoa trabalhar de forma correta, não precisa de outra atividade. A apicultura dá uma rentabilidade muito interessante”, comenta.
Durante o curso, surgiu a ideia de formar uma associação para auxiliar os apicultores. Com o apoio do Sindicato Rural de Jaciara, ele assumiu a presidência da Associação dos Apicultores do Vale do São Lourenço (Apivale). Ela ainda abrange outros três municípios da região.
Em dois anos associação já possui conquistas
Mesmo com pouco tempo de atuação, a Apivale possui dois grandes feitios. O quadro de sócios já chegou a aproximadamente 50 apicultores e o outro é a casa do mel. Ela terá capacidade para processar 20 toneladas por mês da cultura.
A prefeita de Jaciara, Andréia Wagner, conta que a sede pretende dar todo incentivo para que os produtores possam comercializar o mel para todo o estado e eventualmente, para o Brasil. Mostrando que o município é referência na produção de mel.
O apicultor Mauro Bogado, está desenvolvendo um projeto de apicultura na sua chácara de um hectare, próximo a uma área de reserva. A produção de mel em favo, dentro de cubos de acrílico e potes de vidros é um dos pontos que ele pretende desenvolver.
“Isso acaba agregando valor. A apicultura vem crescendo muito e o produtor tem que estar apto e ter mente aberta. Fazer manejo correto e agregar valor ao produto”, finaliza.
O presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Alberto Chiapinotto, para ajudar nos primeiros passos da Apivale emprestou a inscrição estadual e a conta bancária pessoal para a compra das primeiras 480 colmeias da associação.
Desde jovem vê na apicultura uma alternativa sustentável para a pequena propriedade rural.
+Confira outras matérias da série MT Sustentável
+Confira todos os episódios da série MT Sustentável
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural