Estão avançando os testes com hidrogênio líquido como combustível de caminhão, o que promete ser uma revolução para o transporte mundial! Com testes cada vez mais inacreditáveis, vale a pena ficar de olho nesse setor e seus avanços.
Hidrogênio líquido pode ser combustível do caminhão do futuro!
A busca por alternativas mais limpas e sustentáveis no transporte tornou-se uma prioridade global.
Isso toma dimensões ainda mais significativas quando tratamos de veículos de carga, que consomem mais e de combustíveis mais poluentes.
A Daimler Truck, uma das principais fabricantes de veículos comerciais do mundo, está no caminho certo, demonstrando a viabilidade da tecnologia de célula de combustível de hidrogênio.
Com produtos delas, recentemente um caminhão Mercedes-Benz GenH2 percorreu distâncias impressionantes. Foram 1.047 quilômetros com apenas um abastecimento de hidrogênio líquido, evidenciando o enorme potencial dessa fonte.
O teste se deu na Alemanha, entre as cidades de Wörth am Rhein e Berlim. O caminhão teve tal desempenho mesmo com um peso bruto total combinado de 40 toneladas!
Assim, ele não apenas completou a viagem, mas também obteve a certificação da TÜV Rheinland, uma das instituições de testes mais respeitadas do mundo.
Além disso, a viagem foi acompanhada de perto por autoridades do meio e pela mídia nacional e internacional.
De onde veio o combustível da demonstração?
- Um dos fatos mais importantes dessa demonstração é a origem do hidrogênio utilizado como combustível. Isto porque ele foi produzido a partir de biometano, uma fonte de energia renovável que contribui para reduzir as emissões de carbono.
- O hidrogênio líquido foi armazenado em tanques criogênicos, o que é crucial para manter sua densidade de energia elevada.
- Comparado ao hidrogênio gasoso, o hidrogênio líquido possui uma densidade de energia significativamente maior. Isto o torna uma escolha mais eficiente e prática especialmente para o transporte de longa distância.
Transporte de cargas e pessoas com combustível mais limpo é chave para futuro sustentável
- A Daimler Truck está investindo também em uma estratégia abrangente que envolve tanto veículos movidos a hidrogênio quanto bateria elétrica. Assim, ela tem como objetivo oferecer veículos neutros em CO2 até 2039 em mercados globais.
- A transição para um futuro mais sustentável no transporte é essencial para combater as mudanças climáticas. Nesse sentido, caminhões elétricos a bateria são ideais para a distribuição urbana, enquanto o hidrogênio líquido mostra-se super adequado para longas distâncias.
- No entanto, a disponibilidade de infraestruturas adequadas e energia verde é crucial para o sucesso dessas tecnologias de emissão zero.
O potencial do hidrogênio líquido como combustível de caminhão sem dúvidas é muito promissor. Afinal, as pesquisas estão apenas no começo e arranhando a superfície do que podemos fazer com fontes alternativas de combustíveis.
Fonte: garagem360.com.br