Sophia @princesinhamt
Notícias

Ministério da Saúde promove ações preventivas do Outubro Rosa para conscientização sobre o câncer de mama

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou as atividades programadas para acontecer durante o mês de outubro, quando em todo o mundo é abordada a questão da prevenção contra o câncer nas mulheres. Em Rondonópolis, ações começaram com o publico interno da Secretaria com a coleta de material preventivo do cólo de útero.

Em parceria com a dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis-MT (APOR), o município vai intensificar o atendimento voltado à saúde da mulher como um todo. A abertura oficial da campanha está prevista para acontecer no dia 10 de outubro, com a participação de um médico ginecologista no Ambulatório de Atenção Especializada a Saúde da Mulher e da Criança – AAESMC (antigo CAISM), localizado na Vila Operária.

Todas as unidades de saúde vão intensificar os atendimentos com as mulheres com a realizar de exames preventivos (C.C.O), exames clínico de mamas, palestras, de materiais educativos, atividades em salas de espera e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite B. Os mesmos serviços também chegarão nas escolas e empresas do município que solicitarem a equipe da saúde da mulher.

No dia 14, sábado, está prevista a realização de um pit stop na praça Brasil, com a utilização de faixas e distribuição de panfletos para chamar a atenção de condutores de veículos e pedestres sobre a importância da prevenção do câncer de .

As unidades vão abrir em horário especial no sábado (21) para atender somente as mulheres com foco na coleta de material para exames preventivos contra o câncer.

Também faz parte do cronograma a participação da Caminhada Outubro Rosa, em parceria com Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis-MT (APOR), no dia 21 de Outubro (sábado), prevista para começar às 16 horas, com largada e chegada em à Fasipe.

A Secretaria vai premiar ao final da campanha a enfermeira da Unidade de Saúde que realizar o maior número de coletas de papanicolau e exame clínico das mamas, em mulheres que tenham entre 25 e 59 anos, etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

Fonte: da Prefeitura

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.