Tem algo mais constrangedor que o mau hálito? E o iogurte pode ser um grande aliado para resolver o problema. Cientistas descobriram que o iogurte, principalmente o do tipo grego, rico em proteínas, também chamado de coalhada, reduz em 99% o odor provocado pelo alho e que gera o mau hálito.
O estudo, recém-publicado na revista científica Molecules, é de pesquisadores da área de ciências dos alimentos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.
“O mau hálito pode sinalizar também que a pessoa está com problemas de saúde e precisa se cuidar. Mas é fundamental manter a higiene bucal, escovando os dentes, usando fio dental e produto para enxágue”, afirmou ao Só Notícia Boa o dentista Azor Dias, que deu outras dicas que ajudam a evitar o incômodo.
A pesquisa do iogurte contra mau hálito
A coordenadora da pesquisa de Ohio, Sheryl Barringer, disse que o grupo investigou também os alimentos que podem contribuir para o bom hálito.
Segundo a pesquisadora, a culinária do Oriente Próximo – na região da Ásia próxima ao mar Mediterrâneo, a oeste do rio Eufrates, incluindo: Síria, Líbano, Israel, Palestina e Iraque – consegue, por exemplo, abrandar o odor do alho e dos temperos porque usa associado a eles alface, maçã, iogurte e hortelã.
É interessante notar que os pratos que usam muito alho, como os da Índia e do Oriente Próximo, normalmente também utilizam mais hortelã e iogurte do que os cardápios do Ocidente.
Os testes
Para examinar esses efeitos, quantidades iguais de alho cru foram colocadas em garrafas de vidro, garantindo que o conjunto de voláteis à base de enxofre fossem liberados em concentrações que seriam detectadas pelo nariz humano.
Foi utilizada uma ferramenta analítica da espectrometria de massa para medir os níveis das moléculas voláteis na forma gasosa que estavam presentes antes e depois de cada tratamento.
Assim, os cientistas descobriram que o iogurte por si só reduziu quase todos (99%) dos principais voláteis do alho cru que produzem odor.
Testados, em separado, os componentes de gordura, água e proteína do iogurte também tiveram um efeito desodorizante no alho cru, embora a gordura e a proteína tenham um desempenho melhor do que a água.
Os alimentos que contêm certos tipos de enzimas e baixa quantidade de gordura, respectivamente, eliminam os compostos à base de enxofre que causam o cheiro persistente do alho, afirmam os pesquisadores de Ohio.
Atento aos sinais do corpo
O dentista Azor Dias disse ao SNB que não basta escolher bem os alimentos, é importante estar atento aos sinais do organismo.
De acordo com o especialista, existem doenças, como tuberculose, abscesso pulmonar, sinusite, amigdalite e pneumonia que “dão sinais” de infecção, fazendo surgir o mau hálito.
“Há, ainda, uma doença cuja causa é desconhecida e que gera muito incômodo porque o mau cheiro vem do nariz e a pessoa não consegue se controlar, é a ozena”, afirmou o dentista.
Ozena é uma doença nasal crônica que se caracteriza pela atrofia do osso e da mucosa do nariz.
Neste caso é preciso procurar um otorrinolaringologista.
Leia mais notícia boa
Alimentos para combater mau hálito
Alguns alimentos contribuem muito para o bom hálito, veja:
Dicas para ter bom hálito
Aqui é possível saber um pouco mais sobre a pesquisa de Ohio sobre o mau hálito
Fonte: sonoticiaboa