O Detran-RS ampliou a gratuidade da 2ª via da CNH para condutores registrados em mais de 15 municípios atingidos pelas enchentes do Rio Grande do Sul.
2ª via da CNH de graça nos municípios atingidos pelas enchentes no sul
A medida que já estava em vigor em cinco municípios afetados, agora abrange mais 15, são eles:
- Bento Gonçalves
- Bom Jesus
- Bom Retiro do Sul
- Colinas
- Cruzeiro do Sul
- Dois Lajeados
- Estrela
- Farroupilha
- Guaporé
- Paraí
- Santa Tereza
- São Valentim do Sul
- Serafina Correia
- Taquari
- Venâncio Aires.
Desde o dia 15, o Detran do Rio Grande do Sul está emitindo a 2ª via de CNHs aos condutores de Arroio do Meio, Encantado, Lajeado, Muçum e Roca Sales. A princípio, o projeto já havia emitido 66 documentos.
A princípio, a solicitação da segunda via deve ser feita nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) desses municípios.
De acordo com o Detran, nesta fase do projeto somente terão direito os condutores que tenham obtido a habilitação ou renovação em um dos municípios.
O órgão quer estender para as pessoas que comprovem residência, bem como aqueles municípios em que o governo declarou estado de calamidade pública em decorrência das chuvas.
“Dentro das nossas competências, estamos atentos às necessidades e vamos atuar, junto aos nossos credenciados, para atender às pessoas e ajudar na reconstrução das cidades”, disse o diretor-geral do DetranRS, Mauro Caobelli, ao portal da Secretaria Pública do Estado.
Além disso, o Detran também:
- mobilizou guinchos sem custos para quem teve seu veículo atingido pela enchente
- emite a segunda via do CRV físico (antigo DUT) gratuitamente
- emite autorização para troca de placa veicular (perdida ou danificada) gratuitamente.
“O DetranRS está atento às necessidades dos moradores e das prefeituras e estuda outras formas de contribuir com a reconstrução, tanto das vidas das pessoas quanto das cidades” finaliza o diretor-geral do DetranRS.
Ações visam emitir documentação das famílias
A gratuidade da 2ª via da CNH faz parte das ações da força-tarefa do governo do Estado para dar assistência aos desabrigados, uma vez que essas ações têm o objetivo de providenciar a documentação para as famílias que tiveram perdas significativas.
A partir daí, essas famílias podem ter acesso aos serviços sociais, benefícios, bem como as demais ajudas oferecidas pelo Estado.
As ações emergenciais do Detran-RS para quem condutores e proprietários de veículos atingidos pelas enchentes, assim como os horários de atendimentos podem ser buscados no neste site.
Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre a reciclagem da CNH
Fonte: garagem360.com.br