Tem inicio neste mês de setembro o calendário de pagamentos do licenciamento 2023 para os veículos registrados no Estado do Rio de Janeiro.
O cronograma estabelecido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) segue o dígito final da placa de identificação do veículo.
Confira o calendário do licenciamento anual de veículos no RJ e evite multas
Termina no próximo dia 30 de setembro, no RJ, o prazo para o licenciamento anual de veículos com final de placa 0, 1 e 2.
Para os veículos com final de placa 3, 4 e 5, o pagamento pode ser feito até 31 de outubro de 2023. E para os veículos com final de placa 6, 7, 8 e 9, o prazo final é 30 de novembro de 2023.
O serviço é realizado de maneira totalmente online.
Portanto, o proprietário não precisa se deslocar até uma unidade de atendimento do Detran-RJ para emissão anual do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo eletrônico (CRLV-e) – documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo.
O valor da taxa do licenciamento 2023 é de R$ 242,26.
Quem não regularizar o documento no prazo estabelecido fica sujeito à punição estabelecida pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB) para infrações gravíssimas – no caso, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 293,47, além de remoção do veículo ao pátio.
Saiba como fazer o licenciamento anual de veículos no RJ
No Rio de Janeiro, o licenciamento é 100% digital. Para obter o CRLV-e atualizado, basta pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), obtida no site do banco Bradesco.
O pagamento pode ser feito em qualquer banco, incluindo as casas lotéricas.
Após quitar a taxa de licenciamento e outros débitos do veículo – incluindo o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA RJ 2023 –, o serviço será processado de forma automática e o documento atualizado estará disponível em meio digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O CRLV-e também estará disponível para download, no portal do Detran-RJ, no aplicativo e no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Impeditivos ao licenciamento anual
O Detran-RJ lembra que alguns motivos podem impedir que o documento de licenciamento anual do veículo seja gerado e se torne acessível para os usuários.
Portanto, se o usuário pagar a GRT e o documento não atualizar no aplicativo, ele deve ir a uma das unidades de veículos do Detran-RJ para verificar o motivo.
A seguir, alguns exemplos de situações impeditivas:
- Não ter pago as GRTs de 2022 e 2023;
- Para os veículos a gás, não ter realizado a vistoria do GNV no ano corrente (CSV);
- Ter sido parado em blitz do Detran-RJ e não ter cumprido possíveis exigências, ficando com restrição cadastral;
- Para veículos de transporte escolar, veículos de carga, veículos de transporte coletivo de passageiros e veículos rodoviários de passageiros, não ter quitado as multas vencidas dos veículos,;
- Ter qualquer restrição administrativa ou judicial que impeça o licenciamento do veículo;
- Ter deixado de concluir um processo em posto de atendimento do Detran-RJ, deixando o protocolo em aberto;
- Ter deixado de atender chamado de recall da montadora do veículo;
- Ter realizado o serviço de Comunicação de Venda ou Intenção de Venda;
- Ter realizado alguma alteração de características no veículo (com emissão de CSV) que ainda não foi atualizada no sistema do Detran-RJ.
Fonte: garagem360.com.br