📝RESUMO DA MATÉRIA

  • O feno-grego apoia a redução na gordura corporal, melhoria na força das extremidades superiores e inferiores, aumento nos níveis de testosterona e melhora na função sexual masculina, segundo teoria sustentada por vários estudos
  • A testosterona é um hormônio sexual imprescindível para o equilíbrio dos hormônios de mulheres e homens. A testosterona em pequenas quantidades circulantes se converte em estradiol, que melhora o desejo sexual e a função sexual das mulheres
  • A testosterona se transforma em DHT ou di-hidrotestosterona, outro hormônio sexual. Doenças como câncer de próstata, síndrome de ovário policístico e queda de cabelo padrão masculino, podem ser causadas por altos níveis de DHT
  • O feno-grego é eficaz para reduzir a queda de cabelo, por aumentar os níveis de testosterona, mas diminuir os níveis de DHT. O feno-grego melhora a tolerância à glicose em pessoas com diabetes tipo 2, porque ajuda a modular os níveis de glicose no sangue

🩺Por Dr. Mercola

Dorian Wilson analisa alguns efeitos que o feno-grego pode ter no equilíbrio dos hormônios, através desse vídeo de oito minutos. O feno-grego é um ingrediente comum em alimentos do Mediterrâneo, Ásia Ocidental e sul da Europa — sendo este seu ambiente nativo. E ele tem uma longa história na medicina tradicional.

O extrato das sementes de feno-grego é usado em muitos cosméticos e sabonetes. Elas tem cheiro e sabor de xarope de bordo. Conforme o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa, embora a quantidade encontrada nos alimentos seja segura, quando ingerido em abundância por gestantes pode causar defeitos congênitos ao feto.

Nas áreas na nativa, essa erva era tradicionalmente usada para tratar diabetes e aumentar a produção de leite nas mulheres lactantes. O aumento da testosterona é outro benefício do feno-grego. A testosterona é um hormônio sexual conhecido por regular massa e força muscular, distribuição de gordura, desejo sexual e massa óssea em homens, e a saúde cognitiva.

Os homens produzem menos testosterona com o passar do tempo. O declínio de estradiol e a deficiência de testosterona são causados por essa queda ao envelhecer. O estradiol é uma forma de estrogênio importante para a saúde de mulheres e homens, e as pequenas quantidades de testosterona que circulam pelo corpo são convertidas no estradiol.

Homens e mulheres precisam de um equilíbrio entre estrogênio e testosterona, embora o estrogênio seja o hormônio sexual mais importante para mulheres e a testosterona para os homens, ambos necessitam desses hormônios, o que muda é a proporção para cada sexo.

O feno-grego faz muito mais do que aumentar a testosterona

O Dr. Michael Greger analisa neste vídeo de quatro minutos evidências de pesquisas que demonstram os benefícios do feno-grego para saúde e também no aumento da testosterona. Gregor observa vários benefícios, no primeiro estudo intitulado: “Os efeitos de um suplemento botânico comercialmente disponível na força, composição corporal, produção de energia e perfis hormonais em homens treinados em resistência.”

Neste estudo, 49 participantes ingeriram 500 mg de feno-grego ou placebo, por oito semanas, nas quais participaram de treinamentos de resistência. O resultado foi uma melhoria na força das extremidades superiores e inferiores, e uma redução na gordura corporal. O único efeito colateral observado por Greger foi que o suor e a urina dos homens que ingeriram o feno-grego ficaram com odor de xarope de bordo.

Em estudos anteriores com cobaias (ratos castrados), o feno-grego se mostrou eficiente no aumento de testosterona de forma tão eficaz que melhorou o volume muscular dos animais. Mas, apenas em revisão recente de quatro ensaios descobriu-se que o feno-grego demonstrou que poderia elevar a testosterona sérica total de forma significativa, seguido de benefícios para a saúde.

Um estudo demonstrou que o feno-grego em facilitou o aumento do estradiol e da testosterona em mulheres, melhorando seu desejo e a função sexual. Já um estudo publicado no The Aging Male mostrou melhora na função sexual dos homens.

Em comparação com as mulheres que ingeriram o placebo, os pesquisadores mediram um resultado significativo, ou seja, o dobro de atividade sexual nas mulheres que tomaram o feno-grego. A próxima questão lógica era: o feno-grego poderia influenciar nos sintomas da menopausa, já que melhoraria os níveis de estrogênio das mulheres?

Pesquisadores encontraram uma diminuição importante em todas as áreas medidas, em um estudo de 2017 publicado na Phytotherapy Research e discutido por Greger. Esses efeitos incluem a diminuição de suores noturnos e ondas de calor semanais, que caíram para quase metade em apenas 3 meses.

Outro estudo mediu se o feno-grego poderia melhorar os períodos de dismenorreia, já que parecia melhorar sintomas de desequilíbrio hormonal. Descobriu-se que tomar um terço de uma colher de chá de feno-grego nos três primeiros dias da menstruação, além de melhorar sintomas menstruais, reduziu a dor.

Greger, por fim, revisou um estudo duplo-cego, aleatório, controlado por placebo, que apontou que o feno-grego é um galactagogo, aumentando a produção de leite materno 50% em duas semanas e até 100% em quatro semanas.

Relação entre DHT e testosterona

Como descreve o vídeo de Wilson,7 Uma enzima no corpo transforma a testosterona circulante em DHT (di-hidrotestosterona). Este é o hormônio responsável pela expressão das características masculinas. Dependendo da sua idade e estágio de desenvolvimento sexual, o DHT muito alto ou muito baixo pode criar problemas.

A testosterona é responsável por manter as expressões masculinas durante a vida adulta, embora, o DHT ajude a expressão da fisiologia masculina durante a puberdade. Em um adulto, níveis altos de DHT estão ligados a síndrome do ovário policístico, hiperplasia prostática benigna, câncer de prostrada, queda de cabelo padrão masculina ou alopecia androgênica.

Em dois estudos descritos por Wilson, o feno-grego demonstrou uma diminuição da DHT circulante logo após um pequeno aumento na testosterona. A teoria é que o feno-grego possui um composto que inibe 5 tipos de enzimas alfa-redutase, as quais transformam testosterona em DHT. Conforme demonstrado por vários estudos, a diminuição de DHT pode beneficiar alguns homens e mulheres que sofrem queda de cabelo de padrão masculino.

O aumento da testosterona e a redução seguida do DHT não são suficientes para explicar porque os homens tem aumento da libido enquanto consomem feno-grego, aponto Wilson. À medida que os níveis de DHT caem ao tomar feno-grego, você pode esperar que a libido também caia, já que os receptores andrógenos no cérebro respondem ao DHT e não à testosterona.

Porém, é muito mais complexo do que o efeito de um hormônio em um receptor, como acontece com vários mecanismos no corpo. Em consulta a Beth Steels, Ph.D., da Universidade de Sydney, ela explicou para Wilson que a libido é uma relação de hormônios difícil de entender, na qual a testosterona só desempenha um papel.

O feno-grego também interage com bactérias intestinais, que podem auxiliar no equilíbrio de outros hormônios no corpo, explicou ela. Wilson propõe que o feno-grego não afeta simplesmente os níveis hormonais, mas também as vias de sinalização anabólica no cérebro, o que pode explicar como o feno-grego afeta a libido sem elevar os níveis de testosterona significativamente.

Benefícios do feno-grego para o açúcar no sangue

Wilson descreve ainda os benefícios em um estudo que13 dos participantes demonstraram ao ingerir entre 2 e 5 gramas de feno-grego em semente. Os participantes apresentaram uma melhor tolerância à glicose e experimentaram uma diminuição de 13,4% na glicemia. Pessoas com diabetes tipo 2 podem se beneficiar da melhoria da tolerância à glicose e da redução do açúcar no sangue.

O aumento anual de pessoas com diabetes vem causando um impacto financeiro significativo com cuidados de saúde e afeta a expectativa de vida, uma vez que é o principal fator transformados de ao menos cinco das dez principais causas mortis nos Estados Unidos.

Um estudo demonstrou que a adição de sementes de feno-grego à dieta de algumas pessoas, teve efeito sinergético com exercício, dieta e na glicemia e hemoglobina A1c em jejum. O estudo foi feito avaliando 60 indivíduos com diabetes tipo 2 diagnosticados há pelos menos seis meses e que efetuavam uso de medicação para controle glicêmico.

O grupo de controle não receberia a substância, enquanto o outro grupo receberia 10 gramas de semente de feno-grego. Ademais, os dois grupos seguiram rigorosamente diretrizes de exercícios e dieta da American Diabetic Association. Todos os meses, os dois grupos foram testados para a hemoglobina A1c e níveis de açúcar no sangue em jejum. Uma redução significativa de glicemia em jejum no grupo de intervenção apareceu na análise estatística no quinto mês do estudo.

A Food and Nutrition Research publicou um segundo estudo do qual participaram 154 pessoas com diabetes tipo 2. Os participantes tomaram uma dose de 500 mg duas vezes ao dia de um extrato enriquecido de sementes de feno-grego, o Fenfuro. Eram 46 mulheres e 108 homens com idades entre 25 e 60 anos.

Os pesquisadores mediram o açúcar no sangue plasmático em jejum e pós-prandial, peso corporal, pressão arterial, pulsação, níveis de peptídeo C e de hemoglobina A1c. Os dados revelaram que cerca de 83% dos participantes exibiram uma diminuição nos níveis de açúcar no plasma em jejum e 89% experimentaram uma redução nos níveis de açúcar no plasma pós-parental, ou seja, uma redução significativa nos níveis de açúcar no plasma em jejum e no sangue pós-prandial.

Não foram registrados quaisquer efeitos adversos importantes nas análises químicas sanguíneas e de 48,8% dos que ingeriram o Fenfuro relataram diminuir a dose de terapia antidiabética.

Tais mecanismos do feno-grego que auxiliam na diminuição do nível de glicose no sangue não são bem entendidos. Possivelmente o efeito de equilíbrio hormonal seja positivo em vários sistemas do corpo. É importante que o feno-grego seja utilizado como complemento para outras mudanças no estilo de vida, embora tenha mostrado potencial pata diminuir o açúcar do sangue e elevar os níveis de testosterona.

Como já escrevi antes, jejum intermitente pode aumentar os níveis de testosterona em homens e mulheres e você pode naturalmente aumentar também esses níveis fazendo exercícios, mantendo um peso normal e obtendo de se a oito horas de sono de qualidade. Em adição a isso, você deve evitar o estresse, álcool excessivo e tabaco.