Sophia @princesinhamt
Notícias

Barraca de educação ambiental é um dos destaques no 20° Festival de Pesca, atraindo grande público

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A barraca de educação ambiental montada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento foi um dos pontos mais visitados do Festival de Pesca de Nova Xavantina, realizado no último dia 26 de agosto de 2023. A iniciativa, que contou com a parceria da UNEMAT, teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental e dos naturais do Rio das Mortes e da região.

A barraca foi frequentada por aproximadamente 500 pessoas, entre adultos, crianças e idosos. No local, foram realizadas diversas atividades, como doação de mudas de árvores nativas, exibição de exemplares zoológicos de ariranha, anta, jacaré, cobras e morcegos, exposição de crânios de boto e anta, oficina de pintura de peixes, brincadeiras sobre coleta seletiva e montagem de um aquário que de um lado representava o rio limpo e do outro o rio sujo com lixos. A presença do aquário foi uma forma de alertar sobre a importância de evitar o descarte de lixo nos rios.

Os visitantes também puderam conhecer alguns exemplares de candiru, peixe temido na região por sua capacidade de se fixar na uretra humana e atacar banhistas no período em que o rio está com a água mais escura.

A APAE levou os professores e estudantes da instituição para participar das atividades da barraca. Pais e crianças destacaram a importância da iniciativa para a sensibilização ambiental: “Essas ações são muito importantes para a formação consciente da população, pois aprende a cuidar do meio ambiente e a respeitar a natureza”.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, João Ailton, avaliou positivamente a criação de um espaço de Educação ambiental no Festival de Pesca. “Foi uma oportunidade de levar informação e conscientização ambiental para um público diversificado”, destacou.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Nova Xavantina foi um exemplo de como é possível promover a educação ambiental de forma lúdica e acessível. Através de atividades simples e interativas que nos fazem pensar que só existe Festival de Pesca porque existe meio ambiente numa cidade rica em recursos naturais como água, peixe, floresta! E precisamos aproveitar a oportunidade deste Festival que agrega tanta gente para sensibilizar sobre a importância de conhecer a natureza e dessa forma preservá-la. Juntos podemos transformar a vida pra com as nossas escolhas diárias! Compartilhe esta ideia!

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.