Sophia @princesinhamt
Food

Descubra por que o inhame é um carboidrato benéfico para a manutenção do peso e conheça os 3 principais benefícios dessa raiz para a sua saúde.

Grupo do Whatsapp Cuiabá

Fonte de fibras solúveis, vitaminas e minerais, o inhame é uma opção saudável para você substituir pães, massas, farinha branca e outros carboidratos refinados em suas refeições.

O alimento fornece vitaminas do complexo B, como vitamina B6, vitamina B1, riboflavina, ácido fólico e niacina, e ainda contém uma boa quantidade de antioxidantes e vitamina C.

Já em relação aos minerais, o inhame tem cobre, potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo, todos importantes para a saúde. Veja três dos principais benefícios de consumir esse carboidrato:

Aliado na perda de peso

Por ser um carboidrato complexo e ter fibras, o inhame mantém você saciado por muito mais tempo do que os carboidratos refinados. Além disso, o alimento é de baixo índice glicêmico. Ao ser consumido, ele não provoca no organismo um pico de insulina —hormônio responsável por estocar a glicose em forma de gordura.

Protege a saúde cardiovascular

O inhame tem boa quantidade de vitamina B6, necessária ao organismo para quebrar uma substância chamada homocisteína, que danifica as paredes dos vasos sanguíneos. Altos níveis de homocisteína podem levar a ataques cardíacos.

Já o potássio controla a frequência cardíaca e a pressão arterial, reduzindo o risco de hipertensão. Além disso, o inhame possui fitosteróis, que minimizam a absorção de colesterol no intestino e fazem com que essa gordura seja eliminada nas fezes.

Aumenta a imunidade

Uma das principais características do inhame é sua ação desintoxicante e depurativa, auxiliando na eliminação das toxinas do sangue. Essa faxina é benéfica para o sistema imunológico, pois reduz a inflamação no organismo.

O tubérculo ainda ajuda a fortalecer a imunidade por apresentar boas quantidades de vitamina C e do complexo B.

O inhame é um alimento saudável, mas por ser fonte de carboidratos, seu consumo deve ser moderado. A recomendação é de uma a duas porções por dia, substituindo arroz, batata, macarrão e pão. Pode ser preparado cozido, assado, na forma de purês ou sopas e até em sucos.

Na hora do cozimento, no vapor ou na pressão, deixe o alimento inteiro e com casca.

Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (04/09) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins gratuitamente e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Quer emagrecer de forma saudável?

Assinantes UOL têm acesso a 250 Cardápios para Emagrecer, com receita e lista de compras da semana, para organizar as refeições e seguir a dieta à risca.

Confira abaixo 5 menus sugeridos para esta semana pela nutricionista Verônica Laino. Neste link, além dos 5 menus, você tem um receita e a lista de compra de todos os alimentos que irá consumir na semana.

Fonte: uol

Sobre o autor

Avatar de Carlos Miranda

Carlos Miranda

Business consultant | Gastronomo | Chef Executivo | Pitmasters | Chef proprietário OSSOBUCO Outdoor Cooking