A abertura do evento ocorre nesta sexta-feira (01º.09), a partir das 17h, e será transmitida no canal de YouTube do Time Brasil. Até o dia 16 de setembro, os Jogos da Juventude 2023 reúnem mais de 4 mil atletas oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país, em três blocos de competições que contemplam, 18 modalidades esportivas.
De Mato Grosso, serão quase 160 atletas que chegam à cidade-sede do evento em três blocos blocos de viagem conduzidos pela equipe da Secel.
De variados municípios, os atletas que representam Mato Grosso são considerados os melhores do Estado em sua modalidade e faixa etária. É o caso, por exemplo, do atleta de wrestling, Raphael Duarte, que recentemente conquistou a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Escolares, representando a seleção brasileira.
Créditos: Divulgação
“Participar dos Jogos do COB é uma experiência muito boa e as expectativas são as melhores possíveis. Estou vindo embalado aí de um campeonato importante. Vamos representar bem nosso Estado”, comenta Raphael.
Outros nove atletas de Cuiabá e Várzea Grande fazem parte da seleção mato-grossense de wrestling, competindo nas categorias greco-romana, e estilos livres masculino e feminino.
Seleção mato-grossense de ginástica rítmica
Créditos: Divulgação
“A ginástica rítmica ainda é pouco conhecida, mas com o suporte da Secel conseguimos estar aqui hoje, numa competição nacional representando o Estado. Para este ano a nossa meta é ficar entre as cinco melhores equipes. Estamos em crescimento e vamos seguir avançando cada vez mais”, destaca a técnica da seleção mato-grossense de ginástica rítmica.
Do atletismo, 21 estudantes dos gêneros masculino e feminino disputam medalhas para Mato Grosso em variadas provas, que incluem 100m e 400m rasos, revezamentos, saltos em distância e triplo, arremessso de peso, dentre outras. Aos 17 anos, a atleta de Barra do Garças, Julia Silva Gonçalves, falou sobre a participação nos Jogos do COB.
“É uma experiência incrível, a expectativa neste ano está lá em cima porque tive uma preparação muito boa para chegar aqui, competir bem e representar nosso Estado da melhor forma possível”, comenta a estudante que compete nas provas de 400m, 800m e revezamento.
À direita, Júlia está ao lado da atleta Vitória, de Araguaiana
Créditos: Divulgação
O terceiro e último bloco contará com mais 64 atletas de Mato Grosso, que disputam as modalidades de natação, vôlei de praia, basquetebol e handebol, no período de 11 a 16 de setembro.
A transmissão do evento poderá ser acompanhada pelo Canal Olímpico do Brasil (site e app), canal de YouTube Time Brasil, CazéTV e também pelo canal aberto TV Brasil.
Fonte: matogrossodigital