Sophia @princesinhamt
Mundo

Robô indiano é enviado à Lua para realizar missão inovadora de exploração lunar e descansar durante o sono lunar

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Índia colocou para dormir o rover Pragyan, robô que explora o polo sul da Lua, informou no sábado 2 a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO). O robô foi lançado há duas semanas com a espaçonave Chandrayaan-3 e, neste período, fez incursões pelo lado escuro do satélite. Esta foi a primeira nave a chegar essa região lunar.

Agora o robô foi colocado no “modo sleep”, segundo a ISRO, mas com as baterias carregadas e o receptor ligado. “O receptor é mantido ligado. Esperando um despertar bem-sucedido para outro conjunto de tarefas! Caso contrário, permanecerá lá para sempre como embaixador lunar da Índia”, informou a agência por meio de uma postagem no Twitter.

Ao pousar na Lua, a Índia se juntou aos Estados Unidos, à China e à antiga União Soviética na lista de países que conseguiram esse feito. Porém, o feito é histórico, porque é a primeira vez que um artefato pousa no acidentado polo sul. A Rússia já tinha tentado essa façanha, mas o Luna-25 caiu e não completou a tarefa.

O polo sul é uma área que várias nações cobiçam porque contém água na forma de gelo em crateras permanentemente sombreadas, segundo os cientistas.

Como foi a aterrissagem da nave da Índia na Lua

robô indiano luarobô indiano lua
Primeira foto que o rover indiano enviou da Lua | Foto: Divulgação/ISRO

A Índia já tinha tentado em 2019 atingir o polo sul da Lua, mas não obteve sucesso. agora, com a aterrissagem suave do Chandrayaan-3, cientistas indianos não ocultaram a alegria e o fato foi louvado no mundo todo.

Até agora, a ISRO informou que o rover Pragyan viajou mais de 100 metros e confirmou a presença de enxofre, ferro, oxigênio e outros elementos químicos na Lua.

Agora, a Índia espera o sucesso de uma sonda lançada no sábado 2 para estudar o Sol, observando ventos solares que podem causar perturbações na Terra. “O satélite está saudável” e em órbita terrestre, disse a ISRO neste domingo, 3, enquanto prepara a sua viagem de 1,5 milhão de quilômetros.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.