O exame toxicológico do Detran e suas regras botam medo em muita gente. Mas, apesar disso, é super simples. Não há complicação ou segredo, como mostraremos, e cada passo é simples e transparente.
O que é o exame toxicológico do Detran e quais as regras?
O exame toxicológico do Detran é uma exigência para condutores que desejam uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E, independentemente de exercerem atividades remuneradas ou não.
Regulamentado pela lei federal n° 13.103, de 02 de março de 2015, este exame visa garantir a segurança nas estradas.
Para isso ele utiliza amostras de cabelo, pelo ou unhas para sua análise.
Dessa maneira, detecta o consumo de substâncias psicoativas no organismo nos últimos 90 dias a fim de assegurar as condições daquele motorista.
Isso significa que o exame é capaz de identificar o consumo de substâncias mesmo que não haja sinais evidentes no momento da coleta.
Outra característica do exame é sua capacidade de detectar não apenas o uso ativo, mas também o uso passivo das substâncias.
Assim, motoristas precisam ficar atentos para não serem expostos involuntariamente a tais substâncias.
Além de ser uma exigência para as carteiras C, D e E, o exame toxicológico também é obrigatório para quem deseja subir de categoria na CNH.
Por exemplo, se você possui habilitação na categoria B e está planejando subir para a categoria C, será necessário realizar o exame.
Onde e como marcar o exame toxicológico do Detran?
Agendar o exame toxicológico do Detran é um processo bem descomplicado.
Primeiramente, ele pode ser realizado em qualquer um dos laboratórios credenciados na Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). No site oficial do Governo é possível acessar uma lista completa de laboratórios onde o exame pode ser marcado.
Além disso, não é necessário nenhum encaminhamento especial do Detran. Basta escolher um laboratório, dirigir-se a uma de suas unidades, marcar o exame por telefone ou outro método válido.
Quais drogas o exame detecta?
Por fim, o exame toxicológico do Detran é abrangente, detectando uma série de substâncias presentes nas mais variadas drogas. A lista completa delas é a seguinte:
- Afentaminas: Femproporex, mazindol, anfepramona, dietilpropiona. Presente em: Rebite, nobésio, arrebite ou bolinha
- Metanfetaminas: Metanfetamina. Presente em: Cristal, ice, tina, meth, speed
- Ecstasy: MDA, MDMA. Presente em: Ecstasy, MD, bala
- Cocaína e Metabólitos: Cocaína, benzoilecgonina, norcocaína, cocaetileno. Presente em: Coca, óxi, merla, crack
- THC: Delta 9 THC, THX carboxy. Presente em: Maconha, skank, beck, marijuana, banza, haxixe, fininho
- Opiáceos: Codeína, morfina, 6-Acetilmorfina, heroína. Presente em: Cavalo, cavalete, chnouk, H, heroa, pó, poeira
Ficou mais tranquilo quanto ao exame toxicológico do Detran, as regras envolvidas e como marcar? Agora basta ir lá e logo terá em mãos a sua CNH!
Veja também: CNH 2024: como emitir habilitação, preço médio e dicas
Fonte: garagem360.com.br