Membros do Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiram o Palácio Paiaguás, sede do Governo de Mato Grosso, em protesto na tarde desta quinta-feira (31). Conforme apurado por Única News, cerca de 350 pessoas participam do movimento, que faz parte da 3ª Semana Estadual de Resistência Camponesa.
O Governo manifestou afirmando que respeita a manifestação, desde que não haja vandalismo. Comprometeu a marcar uma agenda com os manifestantes.
Segundo informações, um pedido de reunião com o governador foi protocolado por lideranças do grupo nesta semana. Entre as reivindicações, está a criação de políticas públicas agrárias e prevenção aos despejos de sem-terras em Mato Grosso.
Desde o início desta semana, o grupo de sem-terras está peregrinando pelas repartições públicas do Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
Na segunda-feira (28), eles ocuparam as sedes da Justiça Federal, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) e também o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde estão acampados.
SEMANA DE RESISTÊNCIA CAMPONESA
A 3ª Semana da Resistência Camponesa tem como objetivo chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a importância e a necessidade urgente de reforma agrária em Mato Grosso, além de denunciar casos de grilagem de terras públicas e de judicialização dos processos das famílias camponesas.
A organização da 3ª Semana é da Comissão Pastoral da Terra (CPT-MT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-MT).
A iniciativa conta ainda com o apoio do Fórum Popular Socioambiental de Mato Grosso (Formad), do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH) e da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).
OUTRO LADO
A respeito da manifestação do Movimento Sem Terra no Palácio Paiaguás, nesta quinta-feira (31.08), o Governo de Mato Grosso esclarece que:
1- Respeita a manifestação, pois é um movimento livre, desde que não haja nenhum ato de violência ou vandalismo;
2- Sobre a demanda de uma agenda com o governador na tarde desta quinta-feira, informa que Mauro Mendes está em viagem, cumprindo agenda em São Paulo;
3- Uma nova data poderá ser marcada com representantes do movimento.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews