Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Geada, chuva, granizo e frente fria: veja a previsão do tempo

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
geada - fim de semana

O primeiro fim de semana da primavera deste ano no hemisfé sul será de chuva e chegada de mais uma nova frente fria. No sábado (24), por , há possibilidade de geada na região Sul.  No domingo (25) as chances são de queda de granizo em áreas do Centro-Oeste e do Norte.

Para o Sudeste, a expectativa é para baixas temperaturas — em decorrência de uma frente fria. Além disso, o fim de semana na região será marcado por nebulosidade e pancadas de chuva. Deve chover também em partes do Nordeste.

Geada, chuva, granizo e frente fria

Confira a seguir o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do país. As informações são da Climatempo.

Sábado (24): geada no Sul

frio

Foto: Giro do Boi/reprodução

Tempo firme e gelado em toda a região. Há possibilidade de ocorrência de geada ampla no Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. O dia será de poucas nuvens no céu e com o sol brilhando em todas as horas do dia. O oceano continua agitado, as ondas alcançam 3 metros de altura em todo o litoral.

  • Sudeste

Tempo firme no estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Há poucas nuvens no céu e o sol brilha, mas as temperaturas são baixas e não chove muito durante a .

A passagem da frente fria aumenta a nebulosidade e favorece a formação de nuvens carregadas no território mineiro, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, com a chuva podendo vir volumosa no norte mineiro, Vale do Rio Doce e no território capixaba.

  • Centro-Oeste

O tempo firme permanece predominando em Mato Grosso do Sul e o sol brilha forte entre algumas nuvens no norte do estado. Nas demais áreas sul-mato-grossenses quase não há presença de nuvens no céu.

Em Goiás e em Mato Grosso ainda ocorrem pancadas de chuvas e os volumes são expressivos, principalmente no Distrito Federal e no norte mato-grossense.

  • Nordeste

Dia de muita chuva. A aproximação de uma frente fria e a circulação dos ventos favorecem a formação de nuvens carregadas na Bahia, no sul do Piauí e no Maranhão.

As pancadas de chuva vêm acompanhadas de trovoadas e os volumes são expressivos no sul baiano. No interior da costa leste, o sol e o tempo seco predominam.

  • Norte

Tempo firme em Rondônia, no Amapá, em Roraima, no sul do Acre e no norte do Pará. Nas demais áreas da região, o sábado é marcado por pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Os acumulados são elevados no Amazonas e no Tocantins.

Domingo (25): granizo em duas regiões

Granizo chuva

Foto: Pixabay

  • Sul

Um cavado meteorológico é responsável por trazer novas instabilidades para a região. O oeste e norte paranaense terão chuva volumosa, principalmente em Foz do Iguaçu (PR), podendo vir acompanhada de trovoadas.

Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul a chuva é mais isolada e pontual, concentrando-se no norte do estado. Nas demais áreas gaúchas, o sol brilha entre algumas nuvens e pode ter garoa ocasional. As temperaturas são amenas durante a tarde.

  • Sudeste

Pancadas de chuvas entre o norte e sul de Gerais, sul do Rio de Janeiro e São Paulo. O transporte de umidade que vem da Amazônia e a presença de um cavado favorecem a formação dessas nuvens carregadas na região. As temperaturas permanecem altas em grande parte do Sudeste, apenas no estado paulista que ficam amenas.

  • Centro-Oeste

A chuva ganha força e novas instabilidades se formam sobre Mato Grosso do Sul. A chuva pode vir volumosa em Campo Grande e com picos de intensidade.

Em Mato Grosso e em Goiás chove durante todo o dia e os volumes são expressivos. Há possibilidade de queda de granizo em toda a região, principalmente no território mato-grossense.

  • Nordeste

Instabilidades permanecem atuando na região. Chove em grande parte da Bahia, Piauí, Maranhão e no litoral da costa leste nordestina. Isso ocorre devido à chegada da frente fria na região e também por causa da circulação dos ventos.

  • Norte

Chove em toda a região. A chuva pode vir com picos de intensidade e queda de granizo, principalmente no Pará. Na região central do Tocantins e e norte do Pará a chuva vem volumosa.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.