Responsável por absorver as irregularidades das vias e proporcionar estabilidade, conforto e segurança, o sistema de suspensão do carro é composto por uma série de componentes que precisam ser checados com certa frequência. Veja a seguir como identificar eventuais falhas e prevenir problemas.
Confira como funciona o sistema de suspensão do carro e evite problemas
O sistema de suspensão vai muito além dos amortecedores e molas, itens conhecidos por quase todo motorista. O sistema é complexo, com muitos componentes que têm influência sobre o comportamento do veículo em diversos aspectos.
Tal sistema atua em tempo integral ligando o chassi às rodas e garantindo que essas estejam sempre em contato com o solo e que os impactos sejam absorvidos de forma satisfatória.
O motorista deve sempre ficar atento aos sintomas de comprometimento da suspensão – como diminuição da estabilidade do carro nas curvas, aumento da distância de frenagem e ruídos e oscilação excessiva das rodas.
“É fundamental avaliar todos os componentes da suspensão, pois o funcionamento não é isolado e o desgaste de uma peça pode afetar outra”, alerta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição.
O primeiro item que deve ser revisado é o conjunto de amortecedores. Numa verificação visual pode-se constatar vazamento de óleo ou quebra da fixação.
Sistema de suspensão é composto por itens menos conhecidos, mas que precisam ser avaliados
O kit de amortecedor, composto por batente, coifa e coxim, também deve ser avaliado.
“Coifa danificada permite a penetração de abrasivos na haste do amortecedor, danificando o conjunto de vedação. Já coxins e batentes danificados vão prejudicar o funcionamento do amortecedor e comprometer o conforto do usuário”, adverte o especialista.
Também indispensáveis no sistema de suspensão são as molas, que não podem apresentar trincas ou quebras numa inspeção visual. Caso estejam comprometidas, será preciso trocá-las.
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Item menos conhecido, mas não menos importante, é a bandeja ou braço oscilante. Esse componente garante o alinhamento das rodas. Leite alerta para folgas, deterioração e demais danos às buchas ligadas à bandeja, bem como folgas em pivôs.
Articulações importantes para a conexão da carroceria do veículo com as peças móveis do sistema da suspensão, os pivôs não podem apresentar folgas. Por sua vez, as coifas protetoras devem estar preservadas, do contrário permitem a entrada de contaminantes que vão acelerar o desgaste da bandeja.
Também há a bieleta, que é uma peça-chave na garantia da estabilidade. O item reduz a inclinação em curvas, melhorando o comportamento dinâmico do carro. Quando gasta, a bieleta apresenta ruídos ao se trafegar em solo irregular.
É claro que nem todo motorista tem capacidade e meios para verificar pessoalmente todos os itens citados. Por isso, a recomendação é de que se leve o carro a uma oficina de confiança, pelo menos uma vez por ano, para revisar o sistema de suspensão e garantir o conforto e a segurança no trânsito.
Fonte: garagem360.com.br