A profissão de caminhoneiro é uma das mais tradicionais do país e surgiu na mesma medida em que a estrutura rodoviária do Brasil se desenvolveu.
Dessa forma, confira alguns fatos que todo trabalhador desse segmento precisa conhecer.
Conhecimento que todo caminhoneiro tem (ou deveria)
Ser caminhoneiro no Brasil é uma realidade de muita gente país afora.
Nesse sentido, como em todas as profissões, há fatores positivos e negativos que envolvem esse universo.
Sendo assim, o principal ponto passível de entendimento é com relação ao estado de conservação do veículo, afinal rodar dia e noite pelas estradas requer, sobretudo, muita segurança.
Com isso, a conservação dos caminhões passa, entre outros fatores, pelo cuidado com os componentes, como sugere a Henkel.
Dessa forma, confira três características relativas à manutenção dos caminhões, que o caminhoneiro precisa estar por dentro, para não correr risco em sua jornada.
Peças mecânicas
A certificação sobre o travamento das peças mecânicas do caminhão, assim como seus bons estados, constituem a revisão mais importante desse veículo.
O porte deste veículo, somado ao grande impacto a qual é submetido, além do grande volume e peso de carga que costumam transportar, contribuem e muito para a pressão e vibração das peças mecânicas.
Dessa forma, cabe aos caminhoneiros garantir que as peças estejam bem fixadas.
Esses itens podem ser ajustados com adesivos aeróbicos, por exemplo.
Você caminhoneiro vai gostar: Novo caminhão da Scania surpreende com autonomia IMPRESSIONANTE
Para-brisa
A visibilidade para o caminhoneiro precisa ser indispensavelmente boa, para não ocorrer surpresas.
Nesse sentido, um para-brisa limpo e principalmente em bom estado é muito importante, mesmo em veículos mais antigos.
Dessa forma, para-brisas trincados ou danificados podem não só serem arriscado como render multa, com cinco pontos na CNH e retenção para regularização dos caminhões, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB);
Revestimento externo
Tão importante quanto os itens anteriores, mas algumas vezes deixado de lado, a preservação do revestimento externo dos caminhões tem muito valor.
Desde que não esteja mal condicionado, o acabamento externo garante redução de ciclos de repintura e manutenção da superfície.
Dessa forma, é essencial cuidar da exposição excessiva à luz solar, abrasividade, umidade e sujidade acelera o deterioramento da superfície do caminhão.
Fonte: garagem360.com.br