A Prefeitura de Pedra Preta, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última semana um novo serviço no setor de odontologia. Trata-se do tratamento de canal dentário, tecnicamente conhecido como endodontia.
O procedimento é realizado para tratar lesões na polpa do dente (parte mais interna, composta por vasos sanguíneos e terminações nervosas) e na raiz do dente. O tratamento é o mais recomendado para prevenir infecções graves e até a extração dental.
A secretária municipal de Saúde, Jéssica Damacena, lembra que essa é primeira vez que o serviço é realizado pelo município de Pedra Preta, de forma contínua. “No passado foi feito alguma coisa, mas no formato de mutirão e com parcerias. Agora nós temos um setor fixo no município, só para realizar esse tipo de atendimento. É mais uma grande conquista para população de Pedra Preta. Um trabalho que nem mesmo o SUS disponibiliza”, lembra.
Desde a semana passada, pacientes são triados nas Unidades Básicas de Saúde – UBS. Aqueles que necessitam de endodontia são agendados para a realização do procedimento.
Dependendo da quantidade de dentes afetados, o tratamento de canal feito na rede particular pode passar de um salário-mínimo. Situação que acaba afastando a população de baixa renda do consultório dentário. “Nós temos aqui na Pedra Preta dezenas de pessoas precisando, com urgência, de tratamento de canal dentário, mas acabam prorrogando esse procedimento devido à falta de dinheiro para pagar o dentista. Com o novo serviço, essa preocupação acabou. É só procurar uma UBS, passar pela triagem e agendar o início do tratamento. É tudo de graça, feito com material de primeira qualidade e por profissionais extremamente qualificados”, completa a prefeita Iraci Souza.
Essa é mais uma ação de inclusão social promovida pela Prefeitura de Preta. “Essa gestão trabalha para atender a criança, o jovem, o adulto, o homem, a mulher, o idoso, a pessoa portadora de alguma deficiência, sem qualquer tipo de exclusão. Nossa bandeira é sempre promover políticas públicas para todos e garantir qualidade de vida para aqueles que moram em Pedra Preta, seja na cidade ou na zona rural”, destaca Iraci.
Fonte: Assessoria da Prefeitura