O tráfego na principal ponte que liga a Crimeia ao continente russo foi interrompido nesta segunda-feira, 17, depois de um possível ataque ucraniano. A Rússia divulgou um vídeo em que militares aparecem fazendo uma inspeção na ponte.
Autoridades da região de Krasnodar, na Rússia, localizada no extremo leste da ponte, relataram a morte de duas pessoas em um acidente na estrutura.
A gravidade dos danos ainda não foi esclarecida, porém, o tráfego ferroviário foi restabelecido no fim da manhã desta segunda, após ficar interrompido por cerca de seis horas.
O presidente do parlamento da Crimeia, Vladimir Kostantinov, atribuiu o incidente ao “regime terrorista” da Ucrânia e denunciou o ataque à ponte.
De acordo com relatos dos moradores locais, explosões foram ouvidas antes do amanhecer. O governador da Crimeia, região anexada pela Rússia em 2014, anunciou o fechamento da ponte.
Vídeos divulgados pelo canal de notícias on-line Crimea 24 mostraram uma seção da ponte inclinada e pendurada, embora não haja indicação de que partes dela tenham caído na água. O governo russo divulgou vídeos com militares inspecionando a ponte.
O porta-voz do departamento de inteligência militar da Ucrânia, Andriy Yusov, recusou-se a comentar especificamente o incidente. Ele disse que “a península é usada pelos russos como um grande centro logístico para mover forças e ativos para o interior do território da Ucrânia”.
A ponte, com extensão de 19 quilômetros, já havia sofrido danos anteriormente, quando um caminhão-bomba a atingiu, demandando meses de reparos para retomar o serviço completo. A estrutura é uma importante via de abastecimento para a guerra em curso da Rússia na Ucrânia, transportando tanto tráfego rodoviário quanto ferroviário.
Fonte: revistaoeste