Entre os dias 02 a 09 de julho, foi realizado o projeto “Expedição Cirúrgica” em Barra do Garças, um projeto que visa ampliar o acesso à procedimentos cirúrgicos no interior do país. Na cidade, cerca de 140 procedimentos cirúrgicos foram realizados e os pacientes atendidos apresentam boa recuperação.
O projeto é resultado de uma parceria inédita entre a Prefeitura Municipal e o curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP). Além dos 140 procedimentos cirúrgicos, foram realizados 31 implantes de Dispositivo Intra Uterino (DIU) e cerca de 900 ultrassonografias.
A cozinheira, Joyce Brenda, uma das beneficiadas pelo projeto, realizou três procedimentos cirúrgicos durante o mutirão. A paciente disse estar muito feliz de ter tido a oportunidade de fazer gratuitamente as cirurgias “Se eu fosse pagar, seria cerca de 20 mil reais e esse dinheiro eu não tenho”, enfatizou a paciente.
O secretário de saúde, Adilson Tavares, reforçou o sentimento de gratidão com a finalização do mutirão. “Ver a paciente se recuperando traz a sensação de dever concluído”, disse.
Fonte: Assessoria da Prefeitura