Para os motoristas, a Uber elabora um código de conduta, com orientações sobre temas como respeito e segurança, mas e os usuários? O passageiro da Uber precisa seguir alguma regra de etiqueta?
Você é bom passageiro Uber?
Eu acho que sempre fui um bom passageiro: procuro um local de fácil acesso para o embarque, não peço para baixar o som, não falo de política e nem peço desconto.
Ao meu ver está tudo ok. Minha nota é 4,2 estrelas, mas poderia ser melhor se uma vez um cachorro que eu levava não tivesse vomitado no carro. Fora isso, tudo bem na minha relação com os motoristas de aplicativos.
De acordo com a empresa, em seu Código da Comunidade Uber, é importante seguir algumas diretrizes para que “toda experiência na plataforma seja positiva, segura e respeitosa para todos”.
É um código que vale para todos: usuários, motoristas e demais profissionais da empresa. Entre os principais pontos do documento estão:
- Trate todas as pessoas com respeito;
- Não faça ameaças ou tenha comportamento grosseiro;
- Não comente sobre a aparência de ninguém;
- Contribua para a segurança de todos;
- Cumpra a lei;
- Não faça perguntas íntimas;
- Não faça comentários ou gestos explícitos, nem exiba materiais indecentes;
- Evite qualquer contato físico, ao menos que seja necessário ( usuários com restrições de mobilidade).
Além disso, a Uber proíbe práticas sexuais ou atos obscenos, mesmo que você conheça a pessoa.
Em geral, são regras de boa convivência. Segundo a Uber, todas as experiências na plataforma devem transmitir tranquilidade e segurança. O que, ao meu ver, é o mínimo do que se espera de uma relação civilizada entre o prestador de serviços e o cliente.
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O que fazer na hora da viagem
Conversando com alguns motoristas de aplicativo, pude ver que a vida nem sempre é fácil. Na maioria das corridas tudo ocorre bem, mas em alguns casos, os passageiros abusam. Entre as principais orientações da categoria estão:
Seja educado. Você pode até não querer conversar com o motorista, mas educação é primordial. Bom dia, tudo bem e obrigado são palavras que não machucam.
Não peça para ir em um lugar que não esteja definido no aplicativo. Essa foi a maior queixa, uma vez que os motoristas já se antecipam para a próxima corrida.
Não dê muitas instruções sobre o trajeto. Você pode perguntar se ele precisa de ajuda e que sabe um percurso melhor. Se ele aceitar, tudo bem. Caso a resposta seja não, confie, já que ele tem um GPS preciso.
Se for levar compras, bagagem ou objeto grande, solicite o Uber Bag ou 99 Comfort (no caso da 99).
Fonte: garagem360.com.br