• Quinta-feira, 25 dezembro, 2025
  • ENVIAR P/ REDAÇÃO
  • ENVIAR MATÉRIA
  • EXPEDIENTE
  • WHATSAPP
  • GOOGLE NEWS
  • Facebook
  • Youtube
  • Tiktok
  • Twitter
  • Instagram
Dia de Ajudar
  • Mato Grosso
    • AL-MT
    • Barra do Garças
    • Confresa
    • Cuiabá
    • Chapada dos Guimarães
    • Lucas do Rio Verde
    • Nova Mutum
    • Rondonópolis
    • Sinop
    • Sorriso
    • Tapurah
    • Várzea Grande
    • Pantanal
    • Nobres
  • Editoriais
    • Autoajuda
    • Cenário Agro
    • Direto De Brasilia
    • Cidadania
    • Carros & Motos
    • Saúde
    • Educação
    • Esportes
    • Mundo
    • Cenário Político
    • Notícias
    • Tecnologia
    • Fashion
    • Food
    • Lifestyle
  • Boas Ações
    • Matéria
      • Dia de Ajudar na TV
      • Eventos
        Dia de Ajudar

        Quinta-feira,
        25 dezembro, 2025

        • Mato Grosso
          • AL-MT
          • Barra do Garças
          • Confresa
          • Cuiabá
          • Chapada dos Guimarães
          • Lucas do Rio Verde
          • Nova Mutum
          • Rondonópolis
          • Sinop
          • Sorriso
          • Tapurah
          • Várzea Grande
          • Pantanal
          • Nobres
        • Editoriais
          • Autoajuda
          • Cenário Agro
          • Direto De Brasilia
          • Cidadania
          • Carros & Motos
          • Saúde
          • Educação
          • Esportes
          • Mundo
          • Cenário Político
          • Notícias
          • Tecnologia
          • Fashion
          • Food
          • Lifestyle
        • Boas Ações
          • Matéria
            • Dia de Ajudar na TV
            • Eventos
              Carros & Motos

              Carro popular da Citroën decepciona em teste de segurança: resultado zero estrela

              17 de julho de 2023
              por Redação
              4 min de leitura
              Grupo do Whatsapp Cuiabá
              2025 word3

              Como o Garagem360 mostrou nesta semana, os gestores do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) alertaram para uma suposta falta de compromisso com a segurança dos carros de suas diversas marcas vendidos na região. Nesta quinta-feira (13), foi divulgado o decepcionante resultado do teste de segurança do “carro popular” da Citroën.

              Índice
              1 Saiba por que o “carro popular” da Citroën ganhou 0 estrela no teste
              1.1 Mais dados negativos
              1.2 Executivos do Latin NCAP detonam a Stellantis

              Saiba por que o “carro popular” da Citroën ganhou 0 estrela no teste

              O Latin NCAP divulgou, desta vez, o resultado dos testes de segurança de zero estrela para o Citroën C3. Segundo a instituição, isso se deveu, entre outras coisas, à estrutura instável, à fraca proteção contra colisões frontais, à falta de proteção lateral para a cabeça e à falta de lembrete de uso do cinto de segurança.

              O C3 oferece dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão. O carro obteve 30,52% em “Ocupante Adulto”, 12,10% em “Ocupante Infantil”, 49,74% em “Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada “e 34,88% em “Assistência à Segurança”. 

              O carro foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e ESC. “Esse é o equipamento de segurança mais básico e o único disponível para esse modelo”, ressalta o Latin NCAP.

              O impacto frontal mostrou proteção fraca para o peito do motorista e proteção marginal para o peito do passageiro da frente, provavelmente explicada pela falta de pretensores do cinto de segurança.

              "Carro popular” da Citroën DECEPCIONA em teste de segurança: 0 estrela
              Teste De Impacto Lateral (Foto: Divulgação/Latin Ncap)

              A estrutura e a área dos pés foram classificadas como instáveis. O impacto lateral de poste não foi realizado porque o veículo não oferece proteção lateral padrão ou opcional para a cabeça. 

              A proteção contra chicotada cervical (whiplash) apresentou desempenho ruim no pescoço do adulto. 

              No ocupante criança, o modelo apresentou proteção quase total, mas os pontos dinâmicos foram afetados devido à sinalização deficiente das ancoragens Isofix para Sistemas de Retenção Infantil (SRI).

              A sinalização de advertência do airbag no banco do passageiro dianteiro não cumpre com os requisitos do Latin NCAP e não pode ser desligada. Alguns dos SRIs que foram avaliados quanto à instalação falharam.

              Confira também: Jeep Renegade decepciona em teste de segurança e confunde consumidores

              Mais dados negativos

              O veículo não demonstrou conformidade com a norma de proteção para pedestres UN127 ou GTR9. A proteção passiva para pedestres apresentou proteção marginal boa para a cabeça e proteção fraca a ruim para as áreas próximas ao para-brisa e ao pilar A. 

              A proteção oferecida à pélvis foi de adequada a boa e a proteção às pernas foi marginal a boa. O aviso de cinto de segurança está disponível apenas no assento do motorista, mas não atende aos requisitos do Latin NCAP e não está disponível para o passageiro dianteiro ou para a fileira traseira.

              "Carro popular” da Citroën DECEPCIONA em teste de segurança: 0 estrela
              Teste Frontal (Foto: Divulgação/Latin Ncap)

              Executivos do Latin NCAP detonam a Stellantis

              “É alarmante como a Stellantis repetidamente desconsidera a segurança básica para os latino-americanos e é inaceitável que seus veículos alcancem um nível tão baixo de segurança quando eles sabem muito bem como produzir carros acessíveis e muito mais seguros”, acusa Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.

              Furas lembra que, recentemente, a Stellantis declarou que “reforça seu compromisso com a constante evolução da segurança em seus produtos e comercializa modelos com os mais rigorosos requisitos de engenharia, qualidade e homologação”. 

              O resultado do Citroën se soma à igualmente decepcionante uma estrela obtida pelo Jeep Renegade, e a de outros modelos, como a Fiat Strada e o Peugeot 208.“O Latin NCAP os incentiva fortemente a revisar esses requisitos, que estão longe do que eles alegam e do que os consumidores da região merecem”, reforça Furas.

              “É vergonhoso que a Stellantis, que sabe perfeitamente como desenvolver carros mais seguros a preços acessíveis, tenha projetado um carro de segurança tão ruim como o Citröen C3. Um carro dessa natureza representa uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos, que são tão vulneráveis em situações de colisões e atropelamentos quanto os habitantes dos países onde a Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária”, desabafa Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.

              O executivo prossegue: “como consumidores latino-americanos, pedimos encarecidamente que a Stellantis pare de produzir carros que representam um risco tanto para seus ocupantes quanto para os outros usuários da via com os quais compartilham a estrada”. 

              Fonte: garagem360.com.br

              América Latina básica Caribe Carro popular Citroën estrada Fiat Strada Isofix Jeep Renegade Latin NCAP natureza proteção saúde Stellantis testes
                FacebookXPinterestGoogle+LinkedInWhatsapp
              2025 word3Mercado de suínos em alta: confira as últimas cotações
              2025 word3Números 23:19 – Deus não é homem para mentir! Confie em Sua fidelidade e promessas divinas.

              Sobre o autor

              Avatar de Redação

              Redação

              Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.

              Ver todas as postagens

              você pode gostar

              2025 word3
              Carros & Motos

              Como Economizar no Aluguel de Carro: Dicas para...

              2025 word3
              Carros & Motos

              Projeto oferece isenção de 30% para idosos na compra...

              2025 word3
              Carros & Motos

              Engine Swap em 2025: O guia definitivo para dar um...

              2025 word3
              Carros & Motos

              Dicas para planejar sua viagem de carro e economizar...

              Recomendadas

              • Primeira-Dama de MT Quebra Paradigma e Lidera Gestão de Governo com Autonomia e Resultados
                Boas Ações Primeira-Dama de MT Quebra Paradigma e Lidera G...
              • Festival Braseiro em Rondonópolis: Churrasco, Música e Solidariedade 2024
                Boas Ações Festival Braseiro em Rondonópolis: Churrasco, M...
              • Solidariedade x Caridade: Qual a Diferença Entre Esses Atos de Generosidade?
                Autoajuda Solidariedade x Caridade: Qual a Diferença Entr...

              + Lidas

              • Primeira-Dama de MT Quebra Paradigma e Lidera Gestão de Governo com Autonomia e Resultados
                Boas Ações Primeira-Dama de MT Quebra Paradigma e Lidera G...
              • PodCrê – Pequenas Criadoras, Grandes Conteúdos: A Revolução das Jovens Influenciadoras #20
                Matéria PodCrê – Pequenas Criadoras, Grandes Cont...
              • Frei Gilson se torna sucesso na internet com frase polêmica sobre comunismo em transmissão ao vivo
                Boas Ações Frei Gilson se torna sucesso na internet com fr...
              Colégio ICE Cuiabá

              Mattozo

              GOV MT

              Copyright © 2025. by CANAL MÍDIA

              • Apoiador
              • Anuncie
              • Patrocinador
              • Sorteio
              • Política de privacidade
              • Publique GuestPost