Com a implantação do projeto piloto na Unidade de Saúde Planaltina, a estratégia de Educação Permanente expande o PlanificaSUS a todas as unidades básicas do município de Dom Aquino – UBS 2 Esportiva, UBS 3 Entre Rios e UBS 4 Ituberaba.
De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Neusa Souza, o objetivo do PlanificaSUS busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS)por meio da implantação metodológica, visando desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes das APS e AAE.
“Organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH), com foco nas necessidades de saúde dos usuários, são nossas metas”, explicou a coordenadora.
A metodologia para operacionalizar o PlanificaSUS foi desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Israelita Albert Einsten, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS.
Em 04 de julho de 2023, o “planificaSUS” da Secretaria de Municipal de Saúde de Dom Aquino, iniciou-se a expansão para UBS 2 com Etapa 01 APS e AAE nas Redes de Atenção à Saúde. Já o workshop 1 aconteceu no último dia 5, com a equipe das UBS Rural 3 e 4 Ituberaba. Ao todo serão 10 etapas. A UBS 1 Unidade, que iniciou o PlanificaSus em 2019, iniciou a 10ª e última etapa com o tema “Macroprocessos de Vigilância em Saúde”.
A Região de Saúde Sul – ERS/ROO foi a primeira, em Mato Grosso, a passar pela capacitação do Planifica SUS, que conta com atividades de oficinas e outras diversas ações complementares. O público alvo são as equipes de Saúde da Família e da Atenção Ambulatorial Especializada da região, com vistas à qualificação da Atenção Primária, que atua como ordenadora das Redes de Atenção à Saúde (RAS).
Expansão
Nesse momento inicia a expansão para UBS 2 Esportivo, UBS 3 Entre Rios e UBS 4 Ituberaba, para que as equipes se organizem e trabalhem todos os processos. Para isso, os profissionais das Unidades de Saúde tem um horário protegido para a realização das atividades. Ex: todas as quinta-feiras, no período vespertino, em dias de workshops e oficinas, a UBS 1 estará fechada a partir das 13 horas. E quando for para estudo, educação permanente, reunião de equipe e dentre outros, a Unidade será fechada às 15 horas.
A Secretaria Municipal de Saúde conta com a compreensão da população em relação ao projeto e as UBSs fechadas. Segue abaixo o calendário dos horários protegido, que estará disponível nas próprias unidades.
Fonte: Assessoria da Prefeitura