A política de proibir o compartilhamento de senha fez com que a Netflix perdesse público no Brasil. De acordo com levantamento da Kantar Ibope Media, a audiência da plataforma de streaming caiu 17% no país de janeiro a junho deste ano.
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia no site da Revista Oeste
O site NaTelinha foi o responsável por divulgar, nesta terça-feira, 11, os dados referentes à audiência nacional da Netflix. Ainda conforme os números, a empresa perdeu share — termo comum no mercado publicitário e que faz referência à porcentagem de participação no mercado de determinada mídia ou praça (local). No caso, o encolhimento do serviço entre a audiência de streaming foi de 0,8 ponto porcentual no primeiro semestre. Assim, foi de 4,9% e 4,1% no período.
Ainda de acordo com o NaTelinha, o levantamento da Kantar levou em consideração todos os dispositivos em que o serviço registra audiência: smartTVs, celulares, computadores e tablets. O estudo desse tipo de audiência começou a ser mapeado pela empresa de pesquisa neste ano. Ou seja, não há dados anteriores para efeitos de comparação.
Conforme o levantamento, a queda de audiência da Netflix no Brasil ocorreu aos poucos, mês a mês. Em abril, por exemplo, o share da empresa era de 4,3%. Em maio, primeiro mês que a regra de proibição ao compartilhamento de senha começou a valer no país, a participação foi para 4,2%.
A política contra compartilhamento de senha fez a Netflix entrar no radar de autoridades brasileiras. Ainda em maio, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP) notificou a empresa. De acordo com o órgão, a ideia era entender a cobrança extra aos assinantes que fornecessem a outros usuários seus dados de acesso à plataforma.
Netflix cobra por senha compartilhada e perde audiência, mas ainda lidera mercado
Apesar de perder audiência em meio à implementação da política que cobra taxa extra a quem compartilhar senha, a Netflix segue com folga na liderança entre os serviços de streaming atuantes no Brasil. Segunda colocada conforme o levantamento da Kantar Media Ibope, a Globoplay fechou o semestre com share de 0,8%. A Amazon Prime, por exemplo, teve 0,6% de participação. A HBO Max, por fim, apareceu com 0,3%.
Leia também: “Plex: baixarias e preciosidades”, por Dagomir Marquezi
Fonte: revistaoeste