Depois da nota baixa para o Jeep Renegade, o Latin NCap traz mais uma má notícia para a Stellantis. O Citroën C3 ficou com nota zero nos testes de impacto promovidos pela entidade.
O órgão explica a nota de zero estrelas devido “entre outras coisas, à estrutura instável, à fraca proteção contra colisões frontais, à falta de proteção lateral para a cabeça e à falta de lembrete de uso do cinto de segurança”.
Em nota, a empresa disse atender às normas de segurança. “A Stellantis afirma seu compromisso com a proteção veicular, desenvolvendo veículos modernos e alinhados com o segmento. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes”.
Segundo o Latin NCap, o impacto frontal mostrou proteção fraca para o peito do motorista e proteção marginal para o peito do passageiro da frente, provavelmente explicada pela falta de pré-tensores do cinto de segurança. “A estrutura e a área dos pés foram classificadas como instáveis”.
O Citroën C3 é vendido apenas com airbags dianteiros, enquanto os principais rivais oferecem bolsas laterais e até de cortina como itens de série.
“É vergonhoso que a Stellantis, que sabe perfeitamente como desenvolver carros mais seguros a preços acessíveis, tenha projetado um carro de segurança tão ruim como o Citröen C3”, afirmou Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCap.
“Um carro dessa natureza representa uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos, que são tão vulneráveis em situações de colisões e atropelamentos quanto os habitantes dos países onde a Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária”, continuou.
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No último dia 5, o Latin NCap reprovou outro carro da Stellantis, o Jeep Renegade com uma estrela, mas usou uma versão que não existia mais. A versão testada não contava com airbags laterais, item que passou a ser de série a partir da linha 2022.
Fonte: autoo