Um mega vazamento de dados atingiu o Deutsche Bank e sua subsidiária de varejo Postbank. O número de clientes afetados ainda é desconhecido, porém mais de 100 empresas em 40 países podem ter sido afetadas.
O Deutsche Bank informou nesta sexta-feira, 7, que o vazamento de dados pessoais ocorreu em uma empresa externa de serviços de câmbio de contas bancárias, segundo a imprensa alemã.
Ainda conforme o banco alemão, com estes dados vazados não será possível acessar as contas bancárias dos afetados, que são clientes que utilizaram os serviços de alteração de conta em 2016, 2017, 2018 e 2020 a quem o Deutsche Bank comunicou o incidente por escrito para verificar se houve movimentos bancários suspeitos.
A empresa de serviços de câmbio de contas bancárias já identificou a causa do incidente e o corrigiu. Ainda segundo a imprensa alemã, o incidente não afetou os sistemas informáticos próprios do Deutsche Bank.
Bancos seguem fintechs e ampliam investimentos em tecnologia
A combinação entre o avanço digital, a inclusão financeira e uma série de inovações tecnológicas vem transformando a maneira como os consumidores interagem com os serviços financeiros.
Muito mais atentos às suas jornadas, os usuários buscam hoje decisões imediatas, ofertas personalizadas e melhores experiências digitais, características normalmente atribuídas às fintechs, que vêm ampliando ano a ano sua participação no mercado global de transações.
Os bancos brasileiros, que já têm uma tradição de forte investimento em tecnologia, aceleram ainda mais a iniciativa para acompanhar os concorrentes nativos digitais.
Não por acaso, a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, revelou que o orçamento total dos bancos brasileiros voltado à tecnologia, incluindo despesas e investimentos, deve atingir R$ 45,1 bilhões neste ano, um salto de 29% em relação ao de 2022.
Ainda segundo o levantamento da Febraban, entre as prioridades dos bancos aparecem a análise e exploração dos dados obtidos via open finance, transformação cultural, moedas e ativos digitais, expansão de transações por meio de chatbot e o incentivo do consumidor ao compartilhamento de dados.
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Fonte: revistaoeste