Em 2019, a Yamaha apresentou, no Salão do Automóvel de Tóquio, um conceito de scooter elétrica baseada na conveniência desse tipo de veículo e na necessidade de zerar as emissões de carbono, num pacote que inclui desempenho e preço comparáveis ao de modelos a combustão.
Saiba mais sobre a nova scooter elétrica da Yamaha
A motocicleta deve estrear na Europa em 2024 e tem grande potencial de sucesso se for lançada no Brasil.
A nova scooter elétrica Yamaha E01 já fez sua estreia no mercado asiático, num primeiro momento em programas de locação compartilhada em países como Japão, Taiwan, Indonésia, Malásia e Tailândia.
Porém ainda não está à venda para o público. Os planos da Yamaha para quando essa etapa chegar é de oferecer um modelo que seja uma das motos mais baratas do mercado.
Veja também: Esta moto elétrica tem o melhor dos dois mundos, motor econômico e o forte desempenho de uma máquina esportiva
Motorização e potência
A Yamaha E01 é uma scooter elétrica que equivale a um modelo a combustão de 125cc, com um motor com potência de 8kW (ou 11 cv) e 3,01 kgf.m de toque. É alimentado por uma bateria de íons de lítio de 87,6 V e 56,3 Ah.
Além disso, o alcance da moto chega a 101 km a uma velocidade constante de 60 km/h, o que a torna ideal para o transporte urbano leve.
Segundo a fabricante, o recarregamento feito por um equipamento rápido dura cerca de uma hora – numa tomada doméstica comum, o tempo sobe para cerca de cinco horas. Isso porque a Yamaha E01 é bastante leve para uma scooter elétrica, com um peso total de 158 kg.
Tudo isso, combinado com uma altura de assento de 755 mm, resulta em um veículo bastante amigável, mesmo para aqueles com pouca ou nenhuma experiência em motocicletas.
Veja também: Moto elétrica pode entrar na água?
Mais detalhes sobre a scooter elétrica da Yamaha
A plataforma da Yamaha E01 é particularmente interessante. Porque conta com um sistema de transmissão elétrico de última geração – além de ser fabricada por uma marca de grande reputação.
A exemplo da Yamaha Neo, a E01 não utiliza um motor montado no eixo traseiro, como acontece em scooters mais baratas.
Em vez disso, como em scooters com propulsão à combustão, o motor elétrico da scooter é montado bem na frente do braço oscilante. O que proporciona ao condutor da moto um melhor equilíbrio.
Dessa forma, os números de desempenho são semelhantes a uma moto a gasolina de 125 cc, consideravelmente mais poluentes.
A motocicleta tem um custo de reabastecimento bem inferior ao das motos que circulam no País por um preço de aquisição equivalente. Dessa forma, a Yamaha E01 certamente conquistaria grande parte dos principais compradores desse tipo de moto. Como por exemplo, profissionais do motofrete, delivery e os chamados motoboys.
Ou seja, caso venha a ser lançada no Brasil, tem tudo para se tornar um grande sucesso de vendas.
Fonte: garagem360.com.br