Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Casa com frente de 4m: projeto inovador em terreno estreito

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Estúdio BRA

Esta casa pequena em Pinheiros, São Paulo, é a prova de que é possível oferecer tanto funcionalidade quanto sofisticação em uma área limitada. A Casa Pirajá é um refúgio encantador projetado pela equipe do Estúdio BRA. A residência foi cuidadosamente planejada para aproveitar ao máximo o espaço de um terreno estreito com 4×24 metros. Acompanhe os detalhes!

Uma entrada que impressiona

A fachada voltada para a rua apresenta uma combinação atraente de elementos arquitetônicos. Ao abrir os portões, é possível ter uma visão desimpedida até o final do terreno. Destaca-se uma ampla abertura que desempenha o papel de uma sacada estilo Julieta, com guarda-corpo de vidro. No recuo frontal, espécies nativas da Mata Atlântica garantem um toque natural ao paisagismo.

Integração máxima

No térreo, os espaços da cozinha, sala de estar, jardim e churrasqueira se conectam em perfeita harmonia, sem divisórias ou paredes que os separem. A luz natural ilumina todos os cantos do ambiente. A estrutura da casa se revela por meio dos pilares e vigas metálicas, lajes painel e tijolos maciços, conferindo-lhe um visual marcante.

Tela em branco

As paredes brancas evidenciam uma decoração cheia de personalidade. O protagonista é um sofá contemporâneo em tom verde-espuma, posicionado em frente a uma estante de livros, uma televisão de tela ampla e uma coleção de action figures.

Coração da casa

A cozinha foi projetada pelos arquitetos com um móvel de marcenaria, piso em ladrilho hidráulico e uma elegante bancada de pedra. O ponto focal fica por conta da ilha, que se torna o elemento central e possibilita compartilhar a experiência de cozinhar.

Pomar na cidade

Entre a área de estar e a churrasqueira, há um pequeno jardim com uma jabuticabeira, transplantada com cuidado no final da construção. Além de oferecer conforto térmico ao ambiente, a árvore frutífera presenteia os moradores com seus deliciosos frutos.

Mix de materiais

Para acessar o pavimento superior, a escada combina dois materiais distintos. O primeiro lance é construído em concreto, enquanto os demais são feitos em chapa metálica dobrada. A transição entre os lances proporciona um impacto visual interessante.

Descanso aconchegante

No segundo andar dessa casa em terreno estreito, duas suítes seguem a mesma paleta de cor branca utilizada no primeiro pavimento. Para acrescentar um toque de charme ao ambiente de descanso, há uma cabeceira em tom de madeira que se destaca dos demais móveis.

Há vida em São Paulo

Uma escada de metal conduz ao terraço, onde está localizado um galpão destinado à lavanderia e equipamentos mecânicos. O terraço é decorado com um jardim de vegetais e um pequeno gramado. É um verdadeiro refúgio verde em meio à agitação da cidade.

Esse projeto nos mostra que uma casa em terreno estreito pode ser um espaço inspirador e funcional. Quer mais uma prova? Conheça a Acantilado, uma exuberante casa no penhasco.

 

 

Fonte: tuacasa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.