Sophia @princesinhamt
Cinema

4 curiosidades surpreendentes sobre Indiana Jones que você talvez desconheça!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Há mais de quatro décadas atrás, George Lucas teve a ideia de criar um personagem baseado nas inúmeras histórias de sci-fi da época. Mente criativa por trás de sucessos como Star Wars, o produtor também seria responsável por lançar um dos maiores clássicos da história do cinema: Indiana Jones. Com Steven Spielberg na direção e a atuação impecável de Harrison Ford como protagonista, anos depois o arqueólogo aventureiro se tornaria referência para o gênero ação.

A poucos dias da estreia do quinto filme, Indiana Jones e a Relíquia do Destino, que marca a despedida de Indy das telonas, o AdoroCinema desvenda alguns mistérios dos bastidores da série de filmes e reúne nesta matéria 5 curiosidades sobre o personagem de Harrison Ford que talvez você não conheça. Prepare seu chapéu fedora e divirta-se!

1) Uma cena famosa surgiu de uma intoxicação alimentar

Que Harrison Ford emprestou seu corpo para as inúmeras aventuras de Indiana Jones a gente já está cansado de saber. A saga gerou muitos momentos inesquecíveis e, claro que algumas das sequências icônicas da franquia são fruto de um trabalho em conjunto de roteiro, direção e atuação.

No entanto, uma das cenas famosas de Os Caçadores da Arca Perdida foi improvisada por conta de uma terrível intoxicação alimentar que o elenco e boa parte da equipe teve. Na cena em questão, Indy deveria entregar seu chicote para arrancar a espada do guerreiro habilidoso em um duelo porém o incidente nos bastidores fez com que Harrison Ford quisesse terminar as gravações o mais rápido possível.

Foi assim que o astro sugeriu uma mudança no roteiro que tornaria isso ainda mais rápido: para encurtar a cena, Jones poderia apenas atirar na “maldita coisa”. Steven Spielberg, diretor do longa, adorou a ideia e adotou a mudança.

2) A jaqueta de Jones é inspirada no uniforme do exército da década de 1930

Além de inspirar o universo cinematográfico no gênero de ação, Jones também é responsável por se tornar referência quando o assunto é identidade visual de personagens nas telonas. O chapéu fedora já é um símbolo associado ao seu nome, assim como a jaqueta bomber marrom – que tem todo um storytelling.

A peça é um modelo A-2 bomber comumente utilizado por pilotos de caça do exército americano nos anos 1930. A jaqueta que acompanha o personagem em suas aventuras é feita de couro reforçado e resistente que a torna quase impermeável. O charme fica por conta do efeito desgastado que a deixa com um aspecto vintage único.

3) Indiana Jones é fluente em, pelo menos, 27 idiomas

Conforme diz o ditado, quem tem boca vai a Roma! Nosso herói do início do século XIX além de arqueólogo e professor universitário é poliglota. Por ser um viajante do mundo desde muito jovem, Indy precisou aprender muitos idiomas para sua própria sobrevivência.

Inglês, grego, latim, quechua, árabe e alemão são apenas alguns dos 27 idiomas que o personagem criado por George Lucas sabe falar. Esse vasto conhecimento das múltiplas línguas existentes no mundo já ajudou Jones a se livrar de algumas enrascadas. Mas ainda que o dono do chapéu mais famoso do mundo fosse também ágil na comunicação, não saber hovito lhe custou um ídolo de ouro no primeiro filme da saga, quando Renée Belloq (Paul Freeman) roubou o tesouro de suas mãos em Os Caçadores da Arca Perdida.

4) Harrison Ford não foi a primeira escolha de George Lucas

Quem é ligadinho no cinema sabe que antes de interpretar Indiana Jones, Harrison Ford já era o rosto de Guerra nas Estrelas, filme dirigido por George Lucas. Por conta disso, o diretor não estava convencido de convidar Ford para interpretar o arqueólogo neste novo projeto.

Inicialmente, Spielberg e Lucas sondaram Nick Nolte, Jeff Bridges e Bill Murray para o papel, mas não deu certo. Os mandachuvas consultaram também Tom Selleck, mas este astro já estava comprometido em outro projeto. Por fim, Spielberg acabou convencendo Lucas de que Harrison Ford era a melhor alternativa para dar vida ao arqueólogo nos cinemas.

Ford topou fazer os três filmes em troca de um salário milionário e uma parte da bilheteria. A negociação incluía também treinamento para aprender a manusear os chicotes, fato que o deu confiança para gravar boa parte das cenas de ação sem dublês.

Indiana Jones e a Relíquia do Destino estreia em 29 de junho nos cinemas brasileiros. No elenco, estão: Harrison Ford, Phoebe Waller-Bridge, Mads Mikkelsen, Antonio Banderas e a direção é por conta de James Mangold.


Indiana Jones e A Relíquia do Destino







Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.