Não, você não leu errado. É possível comprar casas na Itália pelo valor simbólico de 1 euro, o equivalente a cerca de 4 reais. Na pequena comuna de Mussomeli, na região da Sicília, estrangeiros podem adquirir imóveis abandonados sem gastar praticamente nada. Mas tem um porém: a prefeitura local exige que o comprador reforme a casa em, no máximo três anos, e a reforma precisa preservar os traços arquitetônicos históricos da cidade.
A brasileira Rubia Daniels, que atualmente mora na Califórnia, viralizou nas redes após revelar que gastou apenas 3 euros (ou seja, mais ou menos 16 reais) para comprar três residências no município de 11 mil habitantes no sul da Itália, em 2019. “Você tem que pagar pelo serviço, no caso, o serviço das agentes e a escritura da casa. A casa em si é quase gratuita”, disse ao site Insider. O gasto estimado com a reforma é de R$450 mil.
A estratégia para atrair moradores não é exclusividade de Mussomeli. Outras seis cidades italianas oferecem o programa “Casa por um euro”.
Fonte: Veja