Poucas montadoras se mostram tão empenhadas como a Volvo Car Brasil na eletrificação de carros. Tantos esforços em pesquisa, desenvolvimento e marketing trazem resultados, como nos mostram os números da marca até então em 2023 no setor Premium.
Ano após ano o setor de carros elétricos toma importância maior dentro do mercado de veículos no mundo todo. No Brasil não é diferente e, em 2023, a Volvo Car Brasil tem se destacado.
Os números são incríveis e mostram como a marca está trabalhando ativamente para colocar nas ruas brasileiras carros menos poluentes e praticidade para seus proprietários. Híbridos e elétricos destacam-se, especialmente dentro do setor Premium.
Isto é o que nos revela os resultados do mês de maio e o acumulado do ano. Mês passado, por exemplo, foram vendidos pela marca 758 carros eletrificados. Somados ao restante de 2023, já são mais de 3400 veículos do tipo vendidos pela Volvo.
Tal desempenho resulta em um market share de quase 40% no setor Premium eletrificado, ficando isolada na liderança.
“Acompanhar o crescimento da marca é sempre muito bom, e ver a expansão do mercado é melhor ainda. A eletrificação vai além de uma estratégia de vendas e ficamos muito contentes de crescer cada vez mais e junto com o segmento no Brasil”, diz Luis Rezende, head Volvo Car América Latina e Presidente da Volvo Car Brasil, sobre os resultados apresentados até então.
Entre os carros Premium híbridos (PHEV), a Volvo leva 43% do total de mercado. Já para o 100% elétricos (BEV) ela desempenha ainda melhor, ficando com 56%
Além disso, a Volvo Car Brasil emplaca dois modelos como top vendas de carros Premium elétricos – o XC60 e XC40, modelos com tecnologia PHEB e BEV, respectivamente. Dessa maneira, estes carregam orgulhosamente a bandeira de eletrificação da marca.
Os elétricos Volvo brilhando no ranking geral
Mas não para por aí, pois a Volvo Car Brasil ainda demonstra desempenho invejável quando expandimos a análise, ficando na vice-liderança do ranking geral do setor Premium.
Aqui sua participação é de 18,4%, número expressivo principalmente quando levamos em conta a presença de seus principais modelos eletrificados. Assim, encontramos o XC60 tomando cerca de 9% das vendas de carros Premium, e o XC40 com 4%.
Investimentos na expansão da rede elétrica e acessibilidade
Por fim, como parte de seus esforços para a eletrificação da frota brasileira, a Volvo investe também na instalação de eletropostos nas estradas nacionais – campo onde também é líder absoluta.
Hoje ela já disponibiliza mais de 1000 unidades com carregadores AC, que podem ser utilizados por seus clientes e até mesmo os de outras marcas. Além disso, ela visa expandir significativamente este número nos próximos anos.
Entre os planos propostos pela Volvo está o de promover uma cobertura de 10 mil quilômetros de estradas com eletropostos posicionados estrategicamente.
“Na Volvo acreditamos que a eletrificação é o agora, não é mais um papo de futuro ou de algo que está próximo. Já chegou e faz parte do nosso dia a dia como marca, por isso tornar ela mais acessível e possível é um dos nossos deveres”, comenta Marcelo Godoy, diretor de Finanças Volvo Car América Latina e Operação de Infraestrutura de Carregamento Brasil.
Assim, podemos esperar resultados ainda melhores da Volvo Car Brasil na eletrificação de carros daqui pra frente, e um protagonismo invejável na formação de uma frota mais sustentável.
Fonte: garagem360.com.br