Homem-Aranha (2002) foi o primeiro filme do personagem da Marvel nos cinemas, com Tobey Maguire assumindo o papel do amigão da vizinhança na obra de Sam Raimi. O mais curioso é que não só os atores tiveram que realizar teste para o elenco, mas a própria aranha responsável pelos poderes do herói também precisou passar pelo mesmo processo.
Como todos estamos cansados de saber, Peter Parker recebe seus poderes e habilidades para virar o Homem-Aranha depois de ser picado por uma aranha modificada geneticamente. O mais interessante é que foram realizados testes com aranhas de verdade na produção de Homem-Aranha de 2002, para escolher qual encaixaria melhor no filme.
Isso foi revelado pelo entomologista Steven Kutcher e o mestre de adereços Robin Miller durante uma entrevista de 2002 para a National Geographic. Na época da produção, eles realizaram uma espécie de “olimpíadas das aranhas” para escolher qual delas deveria ocupar o lugar no filme. Depois de analisar os diferentes tipos, o diretor Sam Raimi selecionou uma Steatoda grossa, uma aranha marrom de corpo liso, inchado e pernas finas.
O problema era que a cor estava errada, pois precisavam de uma aranha que tivesse azul metálico e uma cor laranja-avermelhada radioativa. A solução veio do departamento de maquiagem com uma tinta não tóxica e ficou como vemos na cena de Homem-Aranha.
Na estreia de Tobey Maguire como Peter Parker, acompanhamos a origem do herói, que ganha poderes ao ser picado por uma aranha radioativa. Ao perder seu tio Ben (Cliff Robertson) após um assalto, Peter usa seus grandes poderes e responsabilidades para enfrentar o Duende Verde, alter ego de Norman Osborn (Willem Dafoe), que foi exposto a um gás tóxico.
Fonte: adorocinema