Agora é cientificamente comprovado que ler notícia boa faz bem para a nossa mente e ainda neutraliza os efeitos negativos das notícias ruins! O estudo foi realizado pela Universidade de Essex, no Reino Unido e publicado agora em maio no site Plos One Medicine.
Foram mais de 1,8 mil participantes divididos em três grupos, que consumiram materiais positivos e negativos. Ao final, quem teve acesso aos conteúdos positivos se sentiu mais animado e com uma visão da humanidade mais positiva de modo geral.
“Essa pesquisa vem coroar tudo o que o Só Notícia Boa vem fazendo nesses 12 anos. A gente sempre defendeu uma mídia mais equilibrada. Um jornalismo que dê notícia ruim, mas também dê notícia boa. Porque da mesma forma que acontece notícia ruim, acontece notícia boa. Não tem porque priorizar uma ou outra”, declarou Rinaldo de Oliveira, CEO do Só Notícia Boa.
A pesquisa
Cada um dos três grupos de participantes recebeu um conjunto de reportagens, imagens, vídeos e áudios. O objetivo era que eles consumissem todo o material e após um tempo, passassem por um questionário sobre sentimentos.
O primeiro grupo acessou apenas materiais negativos, como imagens de um atentado, crueldade contra animais e atos brutais de violência.
O segundo grupo já teve acesso somente a conteúdos positivos e também a reportagens positivas, como pessoas em atos gentis, cuidados veterinários gratuitos e boas ações a desempregados e sem-teto.
Já o terceiro grupo recebeu conteúdos positivos e negativos. Os participantes tinham acesso a reportagens negativas e, logo após, recebiam um vídeo de humor, com piadas, pegadinhas ou animais em situação engraçada.
O resultado
Ao final do estudo, os pesquisadores pediram que os participantes relatassem como se sentiam antes e depois de ver o conteúdo, e também se estavam inclinados a acreditar na bondade do ser humano.
O resultado foi que o grupo que consumiu notícias negativas e positivas apresentou um declínio no humor bem menor. Os participantes se sentiram mais animados e afirmaram ter uma visão da humanidade mais positiva de modo geral.
Já o grupo que assistiu notícias engraçadas também sentiu redução no distúrbio de humor. A diferença é que esse grupo viu mais atos de bondade e estava mais propenso à positividade e à crença na humanidade.
“Isso nos mostra que há algo único na gentileza que pode amortecer os efeitos das notícias negativas em nossa saúde mental”, escreveu Kathryn Buchanan, professora do departamento de psicologia de Essex, que liderou a pesquisa.
Efeito pode ser prolongado
Apesar de as notícias positivas terem mostrado um efeito imediato e claro no humor dos participantes, Kathryn afirmou que é preciso mais pesquisas para estabelecer se os benefícios continuam a médio e longo prazo.
E existem algumas hipóteses para isso. As notícias com foco na bondade podem aliviar a dor de uma cobertura difícil e deprimente, substituindo sentimentos de desespero por esperança. “Ainda sinto que somos fundamentalmente decentes. E vale a pena nos agarrarmos a isso”, disse um dos participantes do estudo.
Desde 2011 o Só Notícia Boa fomenta essa hipótese de que a notícia positiva não é apenas bonita de ser ver, mas também é um “remédio” para o nosso bom humor.
Lutamos por um jornalismo mais equilibrado, no qual o noticiário compartilhe também o que há de bom que acontece pelo mundo.
“Incluir mais histórias de bondade pode ajudar as pessoas a se sentirem mais capazes de se envolver com essas histórias sem perpetuar sentimentos de desgraça e desesperança”, finalizou Kathryn.
Para ler a pesquisa completa clique aqui.
Por Só Notícia Boa
Fonte: noticiapositiva