As unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs) são a porta de entrada na rede de atenção básica e foram criadas com o intuito de melhorar o acesso da comunidade à rede de saúde, tendo como foco principal a promoção, prevenção e educação em saúde, mas também englobando diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde.
A ESF se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais (médico generalista, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, um auxiliar ou técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde-ACS, podendo ter outros profissionais como os de saúde bucal), que atendem em uma região geograficamente delimitada.
Atualmente, o município de Água Boa conta com 11 ESFs devidamente divididas por territórios (8 urbanas e 3 rurais), sendo elas: ESF Universitário, ESF Vila Nova, ESF Operário, ESF Cristalino, ESF Primavera, ESF Central, ESF Guarujá, ESF Roncador, ESF Jaraguá, ESF Deodato Rodrigues Batista (Na Serrinha) e ESF Santa Maria, oferecendo cuidado integrado à população.
O atendimento nas ESFs acontece por ordem prioritária (urgências), preferencial a idosos com ou mais de 65 anos, pessoas com deficiência física, autistas, obesos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo), seguindo a ordem de chegada.
São oferecidas para a população consultas de saúde da mulher, pré-natal, puericultura (acompanhamento do bebê desde o nascimento até o primeiro ano de vida), saúde do idoso, do homem, saúde integral, atendimentos odontológicos, testes rápidos, curativos, vacinas e em algumas unidades atendimento especializado, previamente agendado.
O agendamento também pode ser feito para consultas de rotina, para o dentista ou para retorno com resultado de exames, podendo ser realizado na recepção da unidade.
O horário de atendimento das ESFs é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Qualquer dúvida, procure sua unidade de saúde.
Veja também a importância de manter seus dados atualizados em: Atualize seu cadastro SUS e ajude a garantir a qualidade do atendimento.
Fonte: Assessoria da Prefeitura