A Prefeitura de Pedra Preta, através da Secretaria Municipal de Saúde segue na luta de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.
O município segue com equipes de borrifação nos bairros, com casos confirmados de e suspeitos. A secretária municipal de Saúde, Jéssica Damacena alerta que mesmo com o trabalho intenso, o número de casos segue alto na cidade. “A população está vendo nos vários bairros, a equipe de borrifação passando. Estamos monitorando diariamente as regiões com focos da doença. Precisamos que a sociedade faça sua parte. Vamos redobrar os cuidados com água parada. Não acumulem resíduos em áreas abertas e destampados, não joguem lixo em terrenos vazios. Isso tem sido um agravante. A dengue mata e os casos só vão diminuir com a colaboração de todos”.
O uso de repelente de insetos também é uma arma importante.” Ajuda e muito. O repelente diminui a intensidade de propagação da doença. Durante esse período é importante usar ao longo do dia e da noite”, destaca.
Em caso de suspeita de dengue, o indivíduo deve procurar, com máximo de urgência, uma unidade de saúde, passar por avaliação médica e depois realizar o exame de sorologia. “O exame é importante tanto para o tratamento correto do paciente quanto para o mapeamento da doença no município. Precisamos que todas as pessoas com suspeitas de doenças arboviroses realizem os exames, de acordo com as solicitações dos profissionais da saúde. Esses resultados ajudam o setor de Endemias a identificar possíveis focos do mosquito e preparar trabalhos preventivos nas localidades, inclusive com serviços de nebulização nas casas e vias de onde temos casos confirmados”, explica Ana Maria Mendes Simão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Pedra Preta.
Vacinação
Ainda nesta semana, a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde realiza nova ação para levar a vacina contra a Influenza, para o público-alvo determinado pela Campanha Nacional do Ministério da Saúde. O imunizante está disponível nas unidades de saúde.
O público-alvo é formado principalmente por idosos, crianças com menos de 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde e da educação.
Bolsa Família
O município de Pedra Preta inicia nesta semana a pesagem dos beneficiários do Bolsa Família, programa do governo federal. A pesagem é obrigatória. O público-alvo são crianças com até 7 anos, mulheres entre 14 e 44 anos, gestantes e lactantes.
O beneficiário deve levar no dia da pesagem RG/CPF, cartão SUS, NIS, carteira de vacinação da criança e caderneta de gestante. Todas as unidades de saúde estão disponíveis para o trabalho.
Fonte: Assessoria da Prefeitura