Sophia @princesinhamt
Mundo

Transmissão ao vivo revela imagens inéditas da superfície marciana

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Transmitida na semana passada, uma live da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) mostrou novas imagens de Marte. Trata-se da primeira transmissão diretamente do Planeta Vermelho.

Com início às 13 horas, no horário de Brasília, a transmissão durou uma hora. O objetivo era comemorar o 20º aniversário da missão Mars Express, da ESA, que registra fotografias de Marte desde 2004.

A transmissão apresentou novas imagens a cada 50 segundos. Em virtude da distância, as informações não chegaram à Terra em tempo real, mas, sim, a cada 20 minutos.

YouTube videoYouTube video

Como as novas imagens de Marte foram registradas

Os registros foram feitos e transmitidos diretamente da Câmera de Monitoramento Visual (VMC, na sigla em inglês), que está a bordo da Mars Express.

Ao contrário das outras câmeras da Mars Express, que têm seus dados coletados por espaçonaves quando não estão conectadas com uma antena da estação terrestre, a VMC tem seus lotes de imagens baixados a cada dois dias, que depois são processados e disponibilizados.

Apelidado de Mars Webcam, a VMC não era planejada para divulgação de imagens. Há 20 anos, seu principal objetivo era monitorar a separação do lander Beagle 2, da espaçonave MEX, com o envio de imagens de instrumentos e painéis solares sendo implantados.

“Essa é uma câmera antiga, originalmente planejada para fins de engenharia, a uma distância de quase 3 milhões de quilômetros da Terra — isso nunca foi tentado antes e, para ser honesto, não temos 100% de certeza de que funcionará”, disse James Godfrey, gerente de Operações de Naves Espaciais no centro de controle de missão da ESA em Darmstadt, na Alemanha.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.