Ducha Vichy: em que consiste este tratamento hidroterapêutico?
Já ouviu falar da ducha Vichy? Este tratamento de origem francesa apresenta-se como uma modalidade alternativa de hidroterapia. É uma sessão que dura aproximadamente 45 minutos, na qual se recebe uma agradável queda de 5 canais de água simultâneos. Paralelamente, um especialista realiza massagens em todo o corpo com o objetivo de reduzir as contraturas e relaxar os músculos.
Como diz uma , o uso de água em várias modalidades terapêuticas pode causar certos efeitos em diferentes sistemas do corpo. Nesse caso, serve como adjuvante tanto para atenuar os efeitos do estresse quanto para a saúde circulatória e da pele. Continue lendo!
O que é a ducha Vichy?
Ducha Vichy é um tratamento de hidroterapia que, ao contrário das imersões comuns nesta categoria, ocorre fora de água. Consiste em deitar de bruços sobre uma maca impermeável, com um sistema de 5 a 7 duchas instaladas em uma barra.
A cadeia de jatos está localizada 1 metro acima do corpo. Assim, uma quantidade fina, constante e abundante de água é recebida verticalmente por toda a pele. Em si, é uma técnica de origem termal, em que se utiliza água a diferentes pressões e temperaturas.
Além disso, costuma ser combinada com outras técnicas que trazem benefícios para a pele, músculos e circulação, como máscaras, uso de esfoliantes, massagens, aromaterapia, entre outras.
Origem da ducha Vichy
Este tratamento, cada vez mais popular, provém das águas termais da cidade de Vichy, situada no centro-leste de França. Aliás, este local é reconhecido pelos seus balneários e pelas terapias aplicadas.
Existem registos de tratamentos em águas termais combinados com massagens desde o início do século XIX. E embora os primórdios da prática venham de Vichy, são atualmente uma alternativa amplamente utilizada em spas e resorts.
A riqueza mineral das suas águas é tão reconhecida que desde 1825 se fabricam pastilhas de Vichy. Uma invenção do médico Joseph d’Arcet para transferir seus benefícios para o sistema digestivo.
Veja:
Ducha Vichy: aplicações e variantes
Como a ducha Vichy difere da hidroterapia tradicional por não imergir o corpo, apresenta a oportunidade de combiná-la com outras técnicas. Desta forma, muitos especialistas decidem integrar os efeitos relaxantes da água com massagens, máscaras e esfoliações.
O tipo de tratamento depende do que cada pessoa procura, bem como das recomendações do terapeuta. Alguns dos mais comuns são os seguintes:
- Máscaras de argila. Esfoliante natural que e limpar a pele.
- Algoterapia. Durante alguns banhos Vichy, o corpo é coberto com , como fucus ou laminaria, para aproveitar suas propriedades hidratantes e nutritivas.
- Esfoliantes naturais. Outras alternativas aplicadas para nutrir a derme são os esfoliantes de coco ou pina colada.
- Envoltórios de argila. Promove o efeito de limpeza na pele e relaxamento muscular.
- Aromaterapia. Durante a recepção dos inúmeros jatos de água, é comum que seja gerada uma atmosfera de aromaterapia. Para isso, são utilizados óleos essenciais e outros aromáticos.
Benefícios do tratamento
A pressão da água, as massagens e as esfoliações combinadas em uma sessão de 45 minutos trazem benefícios interessantes. O mais procurado nessas terapias costuma ser o relaxamento muscular e o tratamento do estresse. No entanto, também tem efeitos nos níveis circulatório e cutâneo.
As águas minero-medicinais
As águas mineral-medicinais apresentam diferentes benefícios em função da sua composição química. Existem muitos , desde as cloradas até as gaseificadas.
De acordo com um , os compostos de enxofre melhoram a frequência e a intensidade respiratórias, ao mesmo tempo em que geram uma ação antiácida no sistema digestivo.
Temperatura da água
Para além dos contributos que as águas termais podem oferecer à saúde, os tratamentos através da ducha Vichy trazem benefícios em vários aspetos. Nesse sentido, as temperaturas são levadas em consideração.
- Frio é considerado aquele que oscila entre 30 e 35 graus. Com ele, busca-se o efeito tonificante e revitalizante.
- Por outro lado, para relaxar o sistema nervoso, utiliza-se uma ducha de 35 a 38 graus, considerada quente.
Nem sempre é possível aplicar essas terapias em sua região de origem. Portanto, a técnica foi transferida e especializada em vários estabelecimentos ao redor do mundo.
Circulação
O contato com promove a circulação e reduz a pressão arterial. A técnica mista de crioterapia e termoterapia oferecida pelo duche Vichy gera um efeito relaxante em todo o corpo.
Drenagem linfática
O método para remover líquidos e detritos acumulados é procurado com diferentes tipos de massagens. Durante o banho Vichy, são aplicados movimentos que promovem o funcionamento ideal do . Mesmo seus defensores afirmam que também beneficia o sistema imunológico.
Relaxamento e combate ao estresse
As massagens, a temperatura da água e as técnicas mistas aplicadas contribuem para o , um dos principais objetivos do tratamento. Também é recomendado para aliviar tensões e contraturas.
Esfoliação
Esta terapia integral também é responsável por esfoliar a pele com técnicas especializadas; da aplicação de a envoltórios de lama. Durante o processo de massagem e banho, é feito um trabalho para remover as impurezas da superfície da pele.
Hidratação
Outro dos principais benefícios deste tratamento é a hidratação da pele. Isso é explicado por sua capacidade de . Por isso, muitas pessoas procuram as sessões durante o inverno, quando a derme resseca.
Veja:
A ducha Vichy é um tratamento ideal para relaxar
Seja em termas localizadas ou em salões especializados, este tratamento é uma instância integral de relaxamento, da pele. Não é necessário ter um desconforto específico para ir.
É altamente recomendado após um dia estressante, pois favorece a melhora de diversos aspectos fisiológicos; da circulação e contraturas, através de impurezas da pele e estresse geral.
Fonte: melhorcomsaude