A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituída por meio da Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006, e neste mês em que é celebrado sua implantação no SUS, a Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa, reforça as práticas integrativas e complementares (PICS) que estão sendo oferecidas gratuitamente para os munícipes.
Primeiro é preciso entender que essa política, baseia-se na perspectiva da prevenção de agravos e promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção primária para o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde, complementando tratamentos de saúde convencionais.
Hoje em Água Boa são oferecidas diversas possibilidades terapêuticas para os usuários, garantindo uma maior integralidade e resolutividade da atenção à saúde.
Entre elas, a Auriculoterapia e o Cone Hindu, com a enfermeira Fabiane Campos Valério Alvarenga. O Yoga e a Dança Circular, que são conduzidos pela enfermeira Patrícia Torres Salamoni. A Terapia de Floral de Bach com a enfermeira Carla Isabel Caetano de Brito e Terapia Comunitária Integrativa (TCI), com as terapeutas Carla e Patrícia.
Saiba mais sobre essas PICS:
A prática de yoga é aberta a toda população e pode ser praticada por todas as idades, pois tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada. As práticas são às terças e quintas-feiras, às 6h, no Centro de Convivência Maria Helena Durr, na Ação Social.
A auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que trata disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos em pontos específicos da orelha, local onde há terminações nervosas correspondentes a determinados órgãos do corpo. Essa terapia é oferecida toda segunda-feira, no Centro Municipal de Saúde, das 13h30 as 17h30.
O Cone Hindu ou terapia do Cone Chinês, é uma terapia que tem como principal objetivo a desobstrução do ouvido, nariz e garganta, sendo indicado para o tratamento de alergias respiratórias (rinite e sinusite); redução da ansiedade, de dores de cabeça e enxaquecas; estados gripais e resfriados, entre outros.
Fonte: Assessoria da Prefeitura