Quem já não se sentiu enganado por um mecânico? Não dói só no bolso, às vezes dói na alma, já que ele está com nosso amigo nas mãos. Procuramos este profissional justamente porque queremos o melhor para o nosso bem. E para não cair em qualquer conversa vamos apresentar alguns sinais que mostram que o mecânico está mentindo.
Como saber se o mecânico está mentindo?
Sem muita conversa, vamos aos sinais:
Desconfie de respostas muito superficiais
Você não precisa ser expert, mas pode identificar um mentiroso por sua postura. Geralmente ele se entrega nas próprias palavras, principalmente se você não der escapatória.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Por isso, mesmo que não conheça o problema, faça perguntas sobre tudo. Como funciona, o que acontece quando quebra. Peça para ele explicar em detalhes o que há de errado. Se conseguir explicar de maneira clara e coerente pode ser um bom sinal. Agora se você não sentir confiança, leve em outra oficina.
Desconfie também de muitos termos técnicos
Tem gente que ainda cai no papo da rebimboca da parafuseta. Fique atento se o profissional usar nomes de peças e termos muito difíceis, uma vez que muitos deles os usam para intimidar os mais leigos. Se você não ficar esperto, cai na conversa do diagnóstico desastroso.
Peça para ver as peças
Em uma oficina séria, você nem precisa pedir. O mecânico já apresenta a peça defeituosa, explica as condições e passa todas as informações sobre a necessidade da troca. Do contrário, se ele já disse que não tem mais a peça ou apresenta uma peça que você que não veio do seu veículo, desconfie.
Veja sua reação ao pedir uma segunda opinião
Caso não esteja confiante com a avaliação do mecânico, considere levar para outro profissional. Além disso, avalie qual a reação do mecânico. Caso ele fique muito nervoso com a ideia, desconfie.
Mesmo que o veículo não esteja em condições de rodar. Você pode, tanto levar outro mecânico ou pedir auxílio do gancho, principalmente se o orçamento for elevado.
Peça uma estimativa por escrito para saber se o mecânico está mentindo
Ao solicitar uma estimativa detalhada por escrito antes de qualquer trabalho, você cria uma prova contra o mecânico. Isso pode assustá-lo e se recusar, pode ser uma entrega de que ele não tem uma boa índole.
Dica extra: Pesquise por boas oficinas
Mesmo que seu carro não esteja quebrado, é importante contar com um mecânico de confiança, o qual você irá recorrer quando precisar. Você pode usar a internet, recomendação de amigos ou parentes e depois ir até o estabelecimento para conhecer. A ideia aqui é ter uma ideia do histórico e reputação da oficina.
Fonte: garagem360.com.br