Sophia @princesinhamt
Mundo

Mexicanos são orientados a se preparar para evacuação diante de risco de erupção vulcânica iminente.

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Milhões de pessoas no México receberam um alerta para deixarem as cidades próximas ao vulcão Popocatépetl, que tem expelido cinzas e fumaça desde a semana passada.  Na região central do país, o vulcão é um dos mais perigosos do país.

As cinzas do vulcão estão atrasando voos na Cidade do México e levaram as autoridades a fechar escolas em dezenas de municípios. Cerca de 25 milhões de pessoas vivem em um raio de 96 km do vulcão, que fica a cerca de 72 km da capital do país e localizado entre os estados de Morelos, Puebla e o estado do México.

No último domingo 21, o nível de ameaça vulcânica foi aumentado para a “fase amarela 3” pela Coordenação Nacional de Proteção Civil (CNPC). Autoridades notificaram cerca de 3 milhões de pessoas que vivem em cidades e aldeias adjacentes ao vulcão para ficarem alertas e se prepararem para uma possível evacuação.

O CNPC alertou para maior atividade vulcânica e dispersão de cinzas em várias cidades próximas. Além disso, a agência também recomendou que os residentes nas proximidades evitem atividades ao ar livre, mantenham as janelas fechadas e cubram nariz e boca com máscaras.

+ EUA alertam para ‘consequências’ contra quem cruzar fronteira ilegalmente

“No caso da Cidade do México, o risco é de queda de cinzas. Estamos preparados para esse cenário e sabemos o que fazer. Vamos ficar alertas”, disse Claudia Sheinbaum, prefeita da Cidade do México.

O Aeroporto Internacional da Cidade do México chegou a ser temporariamente fechado no último sábado 20, e alguns voos foram adiados na segunda-feira 22 devido à presença de cinzas vulcânicas. As autoridades estaduais também suspenderam as aulas presenciais em escolas de 40 municípios em Puebla, cinco municípios no estado do México e sete em Tlaxcala. As aulas vão acontecer remotamente.

“Os viajantes aéreos podem continuar enfrentando atrasos adicionais de voos, cancelamentos ou fechamentos temporários de aeroportos com pouco ou nenhum aviso”, disse a embaixada dos Estados Unidos no México.

+ Alarme de terremoto dispara por engano no México e gera pânico na capital

A embaixada americana no país também emitiu um alerta no sábado, dizendo que o vulcão Popocatépetl “exibiu aumento da atividade desde 15 de maio, registrando centenas de tremores e exalações de fumaça e cinzas”. Além disso, recomendou que as pessoas não ultrapassassem um raio de 12 km do vulcão.

O Popocatépetl ficou adormecido por décadas, até entrar em erupção em 1994. Desde então, seus estrondos se tornaram parte da vida cotidiana dos moradores locais.

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.